Com aporte financeiro de quase R$ 800 mil da Eletronorte, a Prefeitura Municipal concluirá as obras de revitalização do Aeroporto de Tucuruí. O empreendimento está previsto entrar em operação ainda neste semestre. Ao menos duas empresas aéreas manifestaram interesse em operar no local. Pelo menos outros três municípios da região sudeste serão beneficiados diretamente: Novo Repartimento, Breu Branco e Goianésia.
A primeira etapa da reforma do aeroporto, que estava fechado há meses, foi anunciada pelo prefeito Alexandre Siqueira (MDB). “Desde o início do nosso mandato estamos adaptando o Aeroporto Regional de Tucuruí as normas necessárias para que o mesmo seja reativado e volte a receber voos comerciais.
Além da certificação e homologação do aeroporto, a atual gestão fez a recuperação predial, da pista, dos equipamentos de Raio X, do detector de metais e esteiras de bagagem. Além disso, foi firmado convênio com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), o Município e o Estado, para o recebimento de equipamentos para pouso e decolagem de aeronaves”, explicou Siqueira.
Leia mais:No início de julho deste ano, a Eletronorte se comprometeu liberar R$ 794.512,49. Esse recurso estará na conta em menos de 30 dias e será suficiente para concluir as obras de reforma e adaptação do aeroporto, que estará apto a receber voos nos próximos 60 dias. O acordo foi formalizado em audiência realizada totalmente de forma virtual e presidida pelo juiz federal Rafael Ângelo Slomp.
Participaram da reunião o procurador da República José Ricardo Custódio de Melo Júnior; o promotor de Justiça da Comarca de Tucuruí, Francisco Charles Pacheco Teixeira; o procurador do Município de Tucuruí, Rafael Rolla Siqueira; o advogado da Eletronorte, Leandro Henrique Peres Araújo Piau; e o preposto Waldez Pereira da Lucena Junior.
Duas empresas já confirmaram operações no aeroporto. A Azul Linha Aéreas realizou vistoria e aprovou as modificações. Segundo a assessoria, os primeiros voos estão previstos para acontecer nos próximos 90 dias. E a Gol também confirmou vistoria para iniciar as operações. (Antonio Barroso)