Correio de Carajás

Marabá registra 277 animais em situação de maus-tratos em 10 meses

Foto: Freepik

LINHA VERDE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Desde o lançamento do Programa Linha Verde em Marabá, ocorrido no mês de setembro de 2020, o serviço já recebeu informações de 277 animais em situação de maus tratos. Dos crimes contra o meio ambiente, maus tratos contra os animais ocupa o 2º lugar no ranking de denúncias.

A coordenadora do Disque Denúncia Sudeste do Pará, Hellen Araújo, explica que em uma denúncia são relatados vários tipos de maus tratos (tabela 2) e no período de verão, muitas famílias viajam para passar as férias fora da cidade e consequentemente aumentam o número de denúncias de animais em situação de abandono, trancados dentro de residências, sem alimentação e água.

Além do recebimento e acompanhamento das denúncias repassadas pela população, o Programa Linha Verde desenvolve mensalmente, campanhas de conscientização sobre os maus tratos contra animais e suas penalidades.

Leia mais:

DICAS DO VETERINÁRIO

Pensando em ajudar a população a cuidar melhor do seu amiguinho pet, a equipe do Linha Verde, convidou o Veterinário da SEMMA, Leopoldo Moraes, para repassar algumas dicas de cuidados com os pets no verão.

Leopoldo Moraes, explica que “os animais, assim como nós, precisam de cuidados redobrados no verão. As altas temperaturas e baixa umidade, aliada ao excesso de exposição solar, podem propiciar o aparecimento de diversas doenças em cães e gatos. Cuidados com alimentação, passeios e hidratação devem ser redobrados durante esse período.

Cães e gatos tendem a comer menos durante as épocas mais quentes, pois o metabolismo dos animais fica mais lento, fazendo com que gastem menos energia. Por isso, forneça o alimento em horários específicos e mantenha sempre a ração ao abrigo da luz solar, evitando que o alimento se deteriore. Mantenha o pet sempre hidratado e com fornecimento de água limpa e a disposição, podendo até mesmo colocar algumas pedrinhas de gelo no bebedouro, e lembrem-se que gatos podem preferir a ingestão de água corrente.

Ao passear com seu pet, dê preferência aos horários em que o calor está menos intenso, antes das 09 horas da manhã e após as 17 horas da tarde, evitando que as temperaturas elevadas das calçadas ou do asfalto possam vir a queimar as patinhas do animal. Mantenha sempre o animal em local arejado e limpo, tenha momentos de interação com seu pet e utilize sempre protetor solar específicos da linha veterinária”.

JUNTOS PELA PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

Em Marabá, existe a ONG Patinhas de Rua que atua há mais de seis meses resgatando e tratando os animais que estão em situação de abandono e maus tratos, nesse período a Ong já realizou 5 feiras de adoção onde 177 animais entre cães e gatos foram adotados.

Dayse Araújo, coordenadora da ONG, relata que eles recebem informações de animais presos, sem água e alimentação adequada, atropelados e casos de zoofilia. Ela conta ainda que após a pandemia da covid-19, houve um aumento nos casos de abandono, pois muitos tutores achavam que os animais transmitiam o vírus.

Para aqueles que querem adotar um amigo pet é só acompanhar as redes sociais da ONG Patinhas de Rua e do Linha Verde, onde são divulgadas as informações sobre as datas das próximas feiras de adoção.

Dayse complementa que depois da feira de adoção o trabalho não para, pois ainda é feito o controle, monitoramento de como estão os animais adotados, se foi realizado o protocolo de vacinas, e solicitam envio de fotos dos animais para saber como estão, pois houveram situações em que a Ong pegou o animal de volta porque não estava em um ambiente saudável.

Para combater o crime de maus tratos contra animais, a população pode entrar em contato com o Linha Verde e realizar denúncias anônimas, através do telefone fixo e WhatsApp (94) 3312-3350, ou pelo aplicativo do Disque Denúncia Sudeste do Pará disponível para IOS e Android. (Ascom Disque Denúncias Sudeste do Pará)

Comentários

Mais

Fiocruz entrega novo lote com 937 mil doses de vacinas contra covid-19

Fiocruz entrega novo lote com 937 mil doses de vacinas contra covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, nesta segunda-feira (20), a entrega de um novo lote com 937 mil doses de…
4ª edição do Projeto Gastronomia do Amanhã ocorre esta semana em Marabá

4ª edição do Projeto Gastronomia do Amanhã ocorre esta semana em Marabá

De 20 a 24 de setembro, a 4ª edição do projeto Gastronomia do Amanhã estará em Marabá, sudeste do Estado.…
Em três dias de fiscalização, Sefa apreende cargas sem nota fiscal no valor de R$ 773 mil

Em três dias de fiscalização, Sefa apreende cargas sem nota fiscal no valor de R$ 773 mil

Ações de fiscalização realizadas pelas equipes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), em duas regiões do Estado, apreenderam mercadorias…
EUA reabrirão para viajantes estrangeiros vacinados, em novembro

EUA reabrirão para viajantes estrangeiros vacinados, em novembro

Os Estados Unidos vão permitir, no início de novembro, a entrada de passageiros aéreos vindos de Brasil, China, Índia, Reino…
Meteorologia alerta para riscos da seca em seis estados e no DF

Meteorologia alerta para riscos da seca em seis estados e no DF

A dois dias do fim do inverno e do início oficial da primavera que, no hemisfério sul, começa nesta quarta-feira…
Pará recebe nesta segunda-feira (20) mais 87.250 mil doses de vacina contra a Covid-19

Pará recebe nesta segunda-feira (20) mais 87.250 mil doses de vacina contra a Covid-19

O Pará recebeu na manhã dessa segunda-feira (20) a 85a remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da…