Correio de Carajás

Rede estadual retoma aulas no início de agosto

A redução do número de novos casos e de óbitos por Covid-19, bem como a adesão à vacinação contra o novo coronavírus e a queda na ocupação de leitos clínicos e de UTI, motivaram o Governo do Pará a elaborar um plano de retorno às aulas presenciais na rede estadual de ensino. As atividades presenciais nas escolas da rede estadual foram paralisadas no dia 16 de março de 2020.

O Governo do Estado anunciou, na manhã desta sexta-feira (23), o plano estadual de retomada das aulas presenciais, que poderá sofrer eventuais mudanças, a partir do acompanhamento epidemiológico que será feito diariamente, sendo realizados ajustes em caso de necessidade.

Todos os profissionais da rede estadual de ensino, conforme o governo, já receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19. A aplicação da segunda dose das vacinas a esses profissionais – professores, vigilantes, serventes, manuseadores de alimentos, dentre outros – já foi iniciada.

Leia mais:

Nesta sexta, a ocupação de leitos clínicos é de 45,4% e ocupação de leitos de UTI é de 57,9%. No Estado do Pará.

RETORNO

De acordo com o plano, não haverá retorno simultâneo de todas as séries e de todos os alunos, que foram divididos em grupos. O primeiro grupo a retornar às aulas presenciais é formado pelos alunos do 3º ano do ensino médio e pelos estudantes do 9º e 5º anos do ensino fundamental, que retornarão às escolas a partir de 2 de agosto.

Em cada escola da rede estadual, haverá um sistema híbrido na oferta de ensino: a cada dia letivo, 25% dos alunos deste grupo serão chamados a comparecerem às aulas de forma presencial, enquanto os demais acompanharão as aulas via internet.

Segundo a secretária estadual de educação, não é necessário que pais e alunos procurem as escolas para obterem informações sobre quais dias os estudantes terão aula presencial ou à distância. Todas as informações estarão disponíveis no site da Seduc a partir de quarta-feira (28).

Veja as datas de retorno de todas as séries da rede estadual de ensino: