A noite desta quinta-feira (15) foi palco de uma cena assustadora: uma queimada se alastrou por zonas de mata próximas aos bairros Maranhão, Chácara do Sol e Novo Horizonte, gerando intenso volume de fumaça.
A visibilidade na Rua 69 e na Avenida J foi tão prejudicada pelas nuvens geradas no incêndio que o Departamento Municipal de Transportes Terrestres (DMTT) chegou a fechar as vias para evitar que motoristas passassem pelo local de alto risco.
Dezenas de vídeos e fotos tomaram as redes sociais e os grupos de Whatsapp por conta do grande alcance que a fumaça atingiu, sendo vista a quilômetros de distância, mesmo à noite. O fogo se iniciou na tarde da quinta-feira e perdurou durante a maior parte da noite.
Leia mais:Em vídeo divulgado pelo 23º Grupamento de Bombeiros Militares de Parauapebas, o sub-comandante Capitão Sandro Tavares pontuou que a região entrou em período de estiagem no mês de junho, o que intensifica as queimadas por parte da população, com intuito de “limpar” lotes.
“Tivemos um incêndio provocado por ação humana na parte montanhosa atrás de um supermercado na Avenida Faruk Salmen, e deslocamos as três equipes que estão à disposição para extinguir incêndios ao local para conter o fogo”, diz Sandro, aliviado com o fato de ninguém ter sido vitimado durante o incêndio.
Ainda assim, o militar chamou a atenção para a prática criminosa: “As vítimas nesse tipo de incidente somos nós mesmos, que acabamos por inalar a fumaça tóxica que faz mal a nossa saúde”, reclamou Sandro, lembrando da Lei Municipal nº 4.925/ 2020, que prevê sanções como multas a quem for pego praticando queimadas na zona urbana ou rural do município. (Juliano Corrêa)