Correio de Carajás

Mais de 31 mil candidatos realizaram a prova para delegado da Polícia Civil do Pará

O certame foi realizado em Belém e mais cinco municípios do Estado.

Foto: NCOM/SEPLAD

Com todos os protocolos de combate à Covid-19 sendo seguidos, mais de 31 mil candidatos realizaram a prova para o cargo de delegado da Polícia Civil do Pará, neste domingo (20). Os aspirantes, que concorrem à 265 vagas, realizaram a prova objetiva pela manhã e discursiva – peça processual, à tarde, em Belém e mais cinco municípios do Estado.

Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém, foram polos de aplicação do certame. Tudo ocorreu dentro da normalidade, sem registros de intercorrências, que pudessem comprometer a execução das provas.

Foto: NCOM/SEPLAD

De acordo com o levantamento da empresa organizadora do concurso público, Instituto AOCP, pela manhã, 15.737 candidatos realizaram o certame e 15.097 faltaram. No turno da tarde, 15.335 se fizeram presente e 15.498 faltaram.

Leia mais:

O cumprimento de mais uma etapa do concurso público para área da segurança, com vagas para o cargo de delegado da PCPA, integra o planejamento da atual gestão, que prioriza as melhorias no Estado em prol do bem-estar da população.

A titular da Seplad, Hana Ghassan, ressalta a importância do concurso para o Estado do Pará e o trabalho executado pela secretaria, que gera mais oportunidades no serviço público. “Sem medir esforços, a atual gestão, trabalha por resultados e prioriza o ingresso no funcionalismo público por meio de concursos, o que reforça o quadro do efetivo na área da segurança, pois, além de trazer mais melhorias à população, alcançamos bons resultados com a diminuição da criminalidade e mais desenvolvimento ao Pará. A prova de hoje ocorreu dentro das nossas expectativas de forma exitosa”, destacou.

“A prova foi dentro do que eu esperava, com surpresas sim, em relação a certames públicos, nas matérias que são fixas como constitucional e administrativa, visto que hoje, a banca valorizou muito, assim como a legislação local por exemplo, mas foi tudo bem tranquilo quanto ao andamento, e assertiva na abordagem do conteúdo. Escolhi fazer, por afinidade com a carreira, por ser na área penal, dentro da advocacia, além da remuneração e ser na localidade em que resido. Continuarei com o foco na carreira delta em outros Estados, também”, declarou a candidata Ana Paula Vieira.

Foto: NCOM/SEPLAD
Foto: NCOM/SEPLAD

O Concurso C-206, representa uma grande conquista da população paraense. Desde 2017, a polícia Civil do Pará não integrava novos agentes à instituição. A expectativa é que todas as Diretorias que compõe a PCPA sejam beneficiadas, como explica o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende: “Nós não medimos esforços para proporcionar esse novo certame. Com o apoio inerente do Governador Helder Barbalho, vamos integrar 1.088 servidores, entre delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas”, disse.

Oportunidades

O concurso da PCPA oferta 1.088 vagas, das quais 265 são para o cargo de delegado.

Todas as informações oficiais do certame serão divulgadas por meio dos canais oficiais da Seplad. (Luana Taveira/SEPLAD/Agência Pará)