Após a Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão confirmar nesta quinta-feira (20) os primeiros casos de infecção por covid-19 provocados pela nova cepa descoberta na Índia, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará está em alerta.
Na região sudeste do Estado, a Sespa e as secretarias de saúde dos municípios que fazem divisa com o estado do Maranhão – como Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins – já estão monitorando possíveis novos casos de contaminação pela nova cepa.Em Marabá, a tensão também é grande, já que o trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás faz o percurso Carajás-São Luís, onde passageiros circulam por municípios como Parauapebas e Marabá, vindo de várias partes do Estado do Maranhão.
De acordo com a pasta estadual do Maranhão, foram seis casos da cepa indiana detectados entre os 24 tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, vindo da China.
O secretário de Saúde, Carlos Lula, que também preside o Conselho Nacional de Secretário de Saúde (Conass), afirmou nas redes sociais que a confirmação da existência da nova cepa em solo brasileiro se deu nesta quinta.
Leia mais:Na última semana, o navio, que está ancorado na costa do Maranhão, foi posto em quarentena após um indiano de 54 anos, tripulante da embarcação, ser diagnosticado com Covid-19. Ele e outros cinco tripulantes testaram positivo e exames posteriores confirmaram a presença da variante B.1.617.2. (Ana Mangas, com informações de CNN Brasil)