Após atingir a meta de cobertura de 90% em todos os grupos prioritários da Campanha de Vacinação 2018 em Marabá, o Departamento de Imunização do município optou por ampliar o público apto a receber a imunização, seguindo recomendação preconizada pelo Ministério da Saúde. “Incluindo, agora, as crianças de cinco a nove anos e os adultos de 50 a 59 anos. Então, vai continuar como estávamos fazendo antes, a gente distribui as vacinas para as unidades de saúde e esse público já vai poder procurar os postos”, afirma Crissiana Dias, chefe do setor. Segundo ela, a campanha foi finalizada no último dia 22 de junho, na última prorrogação feita pelo MS.
Marabá conseguiu atingir 90% da população-alvo ainda no início do mês. No entanto, apenas na quarta-feira (27) cada grupo prioritário teve 90% de pessoas imunizadas. “No geral, o município apresenta-se com 98,94%, dentro desse público”, acrescenta Crissiana, lembrando que a vacinação é importante, principalmente, para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. “Porque são bastante suscetíveis a doenças, inclusive, à morte por conta do vírus Influenza A. Por isso, a gente quer prevenir”.
Os grupos prioritários já vacinados são: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores da rede pública e privada, população indígena, idosos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que cumprem medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Leia mais:Balanço
A Região Sudeste é a que tem menor cobertura vacinal contra a gripe até o momento, com 77,2%. Em seguida estão o Norte (78,4%), Sul (84,8%), Nordeste (89,3%) e o Centro-Oeste, com a melhor cobertura (96,5%).
Os estados de Goiás, do Amapá, Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, da Paraíba e de Alagoas têm cobertura vacinal contra a gripe acima de 90%. Roraima tem 60,4%, e o Rio de Janeiro, 62,4%. (Nathália Viegas)