Correio de Carajás

Acusados de ameaçar atos criminosos durante visita do governador são presos

A Superintendência Regional de Polícia do Lago cumpriu três mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em diversos endereços na cidade de Tucuruí na manhã desta quinta-feira (20).

Os alvos foram o ex-candidato a vereador Josicleison do Nascimento Silva, 37 anos de idade, conhecido com Bob Fruta, Simião Nogueira de Moraes e Herlen Ulisses Batista Garcia. Eles são acusados de divulgar em redes sociais mensagens de atos criminosos contra autoridades políticas e organizar atos de vandalismo durante a presença do governado do Estado, Helder Barbalho, que visita a cidade nesta quinta-feira.

Os mandados de prisões foram assinados pelo Juiz de Direito Titular da Vara Criminal da Comarca de Tucuruí, Pedro Enrico de Oliveira, com parecer favorável do Ministério Público do Estado do Pará (MMPA) a pedido do delegado regional Rommel Felipe Oliveira de Souza, que acompanhou pessoalmente a execução da operação iniciada nas primeiras horas desta manhã. “Coibimos uma associação criminosa que estava planejando crimes. Diante disso, a PC representou diante do Poder Judiciário e Ministério Público, a denúncia que culminou com as prisões”.

Leia mais:

Na petição das prisões, o delegado informa que “na esteira de tais eventos, a atuação de inteligência da Polícia Civil identificou associação criminosa que tem praticado diversos crimes contra a honra do Governador do Estado do Pará e de outras autoridades públicas que participarão do evento, apontando para a provável ocorrência de confrontos entre os representados e os populares que ali estarão presentes; Os representados estão se organizando para praticar novos crimes contra a honra e contra a integridade física das pessoas que participarão ativamente das solenidades, por meio de arremesso de ovos”.

O juiz reconheceu, diante das provas apresentadas pela autoridade policial, “existir a associação dos representados para a prática de crimes nas solenidades informadas pela Autoridade Policial representante, o que pode gerar, notoriamente, o desassossego da paz e da ordem públicas, sendo ainda possível prever que, de tais condutas ora planejadas, danos mais graves possam resultar para a população presente e para as demais autoridades públicas que do evento tomarão parte”.

Além das prisões preventivas de Bob Fruta, Simião Nogueira e Herlen Batista, o delegado Rommel Souza informou que outras pessoas são alvo da operação. Ele não quis adiantar os nomes dos demais envolvidos. Os presos não se manifestaram até o momento. (Antonio Barroso)