A Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira (26) que adotará um novo formato batizado de “sprint qualifying” em três corridas da temporada de 2021 que foi aprovado por unanimidade, e os eventos ocorrerão em duas provas europeias e uma em outra região.
O novo formato terá uma nova sessão de classificação após a primeira sessão livre de sexta-feira para determinar o grid de uma corrida curta no sábado chamada de “sprint qualifying”.
Os resultados do “sprint qualifying”, no qual os pilotos competirão ao longo de 100 quilômetros, determinarão o grid da corrida de domingo, e os três primeiros também receberão três, dois e um pontos, respectivamente.
Leia mais:“Estou feliz que todas as equipes tenham apoiado este plano”, disse o presidente e diretor-executivo da F1, Stefano Domenicali, em um comunicado. “Isto é um testemunho de nossos esforços unidos para continuar envolvendo nossos torcedores de novas maneiras e ao mesmo tempo continuar comprometidos com a herança e a meritocracia de nosso esporte”.
Domenicali havia dito mais cedo que uma das corridas que contará com a novidade será o Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra, em julho.
O próximo final de semana de corrida é o GP de Portugal entre 30 de abril e 2 de maio.
Defensor do título, Lewis Hamilton, da Mercedes, lidera a classificação de 2021 com 44 pontos em duas provas, um ponto à frente de Max Verstappen, da Red Bull. (Agência Brasil)