Bastaram menos de trinta minutos de chuva forte para a principal avenida de Canaã dos Carajás, Weyne Cavalcante, virar cenário semelhante a um campo de guerra. Explosões, fogo e fumaça assustaram moradores e quem passava pela avenida na tarde deste domingo (25) presenciava algo que parecia ter sido provocado propositalmente.
Testemunhas contam que, com o temporal, os fios de energia de alta tensão encostaram uns nos outros, provocando uma série de curtos-circuitos.
Um morador fez imagens do momento em que cabos de alta tensão pegaram fogo próximo a um posto de combustível.
Leia mais:“Misericórdia, um poste está pegando fogo bem perto de um posto de combustível, misericórdia”, clamava ele.
Vários veículos que estavam estacionados na avenida foram atingidos e incendiados.
“Gente, um veículo está em chamas, tem mais incêndio à frente, nos postes. Tudo queimando”, relata um morador assustado, também com câmera de celular ligada para registrar o caos.
Fios de alta tensão se romperam e ficaram soltos no chão. O fogo também destruiu um posto de combustível que funciona na avenida. O risco de explosão era grande. Não sobrou quase nada. A área teve de ser evacuada.
Boa parte de Canaã dos Carajás ficou sem energia, sem Internet e sem rede de telefonia.
Muitos curiosos se arriscavam a pé e de carro passando perto da zona de perigo.
Homens da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito do município isolaram a área por medida de segurança. “Chegamos assim que soubemos que que parte da avenida estava em chamas e já cercamos tudo”, afirmou o tenente Guimarães, comandante do 23° Batalhão da PM no município.
Técnicos da Equatorial Energia chegaram em seguida para fazer o desligamento dos cabos.
A Reportagem do Portal Correio de Carajás entrou em contato com a concessionária de energia para saber as reais causas dos incêndios na rede de energia. A empresa enviou a seguinte nota para a Redação, após a publicação da Reportagem:
“A Equatorial Energia Pará informa que uma parte do fornecimento de energia já foi restabelecido e que as equipes continuam trabalhando para que o fornecimento seja totalmente restabelecido o mais breve possível no município de Canaã dos Carajás.
A empresa ainda investiga as causas do rompimento dos cabos de energia, na tarde deste domingo, 25.
A Equatorial reforça que não está medindo esforços para que todo o sistema volte a funcionar ainda hoje. (Nyelsen Martins)