Correio de Carajás

Incêndio em usina do Sossego destrói parte de maquinário e assusta funcionários

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma das esteiras utilizadas no processamento de cobre da usina da Mina do Sossego, em Canaã dos Carajás, que pertence à mineradora Vale.

O fogo começou no pátio de operações na tarde de sábado (24) e assustou os funcionários que trabalhavam no momento do acidente.

A reportagem do Portal Correio teve acesso a vídeos produzidos por operários durante o incêndio. Em um deles, o que parece uma caldeira utilizada na produção de energia térmica, pode ser o estopim das chamas que se espalharam rapidamente, atingindo o sistema de transporte em uma das etapas de preparação do minério.

Leia mais:

Em nota, a Vale informou, apenas, que as equipes de emergência e brigadistas rapidamente debelaram o fogo e não houve feridos. Disse ainda que a empresa está apurando as causas do incidente.

A usina do Sossego fica a 37 km do núcleo urbano de Canaã dos Carajás. Iniciou a operação em 2004 e processa 41 mil toneladas de minério de cobre por dia. Ela foi projetada para uma produção superior a 470 mil toneladas de concentrado de cobre por ano. (Nyelsen Martins)