O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entregou ontem, segunda-feira, 25, ao município de Parauapebas, o título de uma área de 55 hectares dentro do Programa Terra Legal. A área, que equivale a uma fazenda de 10 alqueires, já está ocupada por cerca de 15 mil famílias, formando os bairros Guanabara e Nova Vida.
Esta é a segunda área entregue este ano pelo programa Terra Legal ao município. Em abril, a União repassou ao município o título da área dos bairros Liberdade II, Castanheira e das vilas Cedere I e Taboca, criados por ocupação.
Leia mais:Na solenidade de entrega do título, que aconteceu no início da noite no auditório da prefeitura, o prefeito Darci Lermen (MDB) foi representando pelo chefe de gabinete, Orlando Menezes, que destacou a importância a titularização dessa área para as famílias que já estão morando lá e que agora poderão finalmente ter o título de propriedade, saindo da irregularidade.
Segundo a prefeitura, as famílias que ocupam a área serão todas cadastradas e, aquelas que se enquadrarem dentro dos critérios legais, irão receber o título da propriedade. O município tem outras áreas ocupadas, que já viraram bairros e que pertencem à União. (Tina Santos)
Fotos: Ascom PMP