O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marabá (Servimmar) e o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública (Sintesp) realizaram um ato unificado, em frente à Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) na manhã desta segunda-feira (22).
Em entrevista à Reportagem do CORREIO, Joice Rebelo, uma das coordenadoras do Sintepp, disse que a manifestação era sobre o reajuste salarial de nível médio dos auxiliares de secretaria, operadores de máquina pesada e dos profissionais com formação de ensino superior.
Segundo ela, o governo não deu nenhum indicativo de que pretende pagar o reajuste dos salários e não senta para dialogar. “Nós tiramos o dia para fazer o ato unificado aqui e pressionar para que a gestão municipal estabeleça uma mesa de negociação para discussão do percentual do reajuste a ser aprovado na Câmara dos Vereadores”.
Leia mais:Joice relembra os servidores amargam cinco anos com o reajuste defasado e sem recomposição salarial, além de o município ter aumentado o valor da Previdência em dezembro de 2020.
Questionada se até o momento o prefeito ou a Secretaria de Educação do município haviam sinalizado uma data para discutir sobre o assunto, Joice disse que a única reunião que houve foi com o vice-prefeito, Luciano Dias, o qual deu indicativo de que esta semana receberia o Sintepp para tratar as pautas da educação.
“Todos os servidores da educação estão padecendo com salários defasados. Os outros prefeitos garantiram o reajuste e pagaram e só o nosso gestor está dando uma de almirante, se achando no direito de reter recursos que são dos servidores’’.
Ela antecipou que na sessão ordinária desta terça-feira, na Câmara Municipal, que deverá contar com a participação do prefeito Tião Miranda, haverá novo ato, além de outro na sexta-feira, na Marabá Pioneira. “Posteriormente, vamos realizar uma assembleia geral até o indicativo de uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação. (Henrique Garcia – Estagiário/ com informações de Josseli Carvalho)