O Fórum da Comarca de Xinguara ganhará prédio próprio, com estrutura ampla e moderna. O governador Helder Barbalho (MDB) assinou convênio para que, por meio da SEDOP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), seja realizada a construção da sede do Poder Judiciário em Xinguara, assim como das Comarcas de São Félix do Xingu, também no Sul do Estado, e de Salinas, Região Metropolitana de Belém.
O funcionamento do Fórum da Comarca de Xinguara, que também contempla os municípios de Água Azul do Norte e Sapucaia, é uma antiga demanda da população, especialmente de quem precisa de atendimento judicial nas instalações do espaço forense. O prédio será construído num terreno, numa área de cerca de 1.600 m², onde funcionará uma estrutura moderna e ampla, com localização na Avenida Xingu, Centro. A obra será um importante reforço da presença do Poder Judiciário no município e região.
Conforme o projeto inicial, a estrutura contará com dois pavimentos, quatro varas cíveis e criminais, salão de júri, climatização, estacionamento para servidores e para o público. O projeto segue os padrões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e após a conclusão da obra, Xinguara terá o segundo maior Fórum da região Sul do Pará – o maior Fórum é da Comarca de Marabá. (Delmiro Silva)
Leia mais: