O Campeonato Paraense de 2021 sofreu mudanças. Agora os 12 times da elite paraense ficarão divididos em três grupos de quatro times cada. Os times disputarão jogos apenas contra as equipes dos outros grupos, fazendo oito jogos (não haverá turno e returno). Ao final, classificam-se os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros colocados, formando 8 times para as quartas de final, aí sim com jogos de ida e volta.
As chaves estão assim divididas: Grupo A: Remo, Tuna, Carajás e Tapajós; Grupo B: Paysandu, Itupiranga, Gavião e Bragantino; Grupo C: Águia, Castanhal, Paragominas e Independente. No fim das oito rodadas da primeira fase serão rebaixadas as duas equipes o pior desempenho técnico.
De acordo com Del Filho, diretor de competições da Federação Paraense de Futebol (FPF), desde o último congresso técnico, os clubes e a FPF se comprometeram em acompanhar o que vem acontecendo no Estado no que diz respeito à pandemia e agora acharam por bem realizar um certame mais enxuto, com menos datas.
Leia mais:Conforme noticiado, em primeira mão, no jornal CORREIO, no dia 23 de janeiro deste ano, a diretoria do Paysandu discordava da tabela inicial (com dois grupos de 6 times e jogos de ida e volta na primeira fase) e havia apresentava justamente a proposta que agora foi aceita, para diminuir o número de jogos, modificando a configuração do campeonato para três grupos de quatro times.
Novidades do Águia
O time marabaense, que iniciou os preparativos para estrear provavelmente no dia 27 (a nova tabela ainda não havia saído até por volta das 16h de hoje), recebeu mais um atleta para compor o elenco. Trata-se do volante Dênis pedra.
Ele vem do Faz Club, do Amazonas, mas já passou pelo São Raimundo e vai disputar posição no time titular com Balão Marabá, Matheus Rosas, Da Silva e William Bruno. (Chagas Filho)