Já está liberada a principal via de acesso ao Núcleo Marabá Pioneira, que havia sido bloqueada por proprietários de bares e músicos, que se revoltaram com o decreto nº 800/2020 do Governo do Estado e o mais recente, nº 156/2020 da Prefeitura de Marabá. Eles reclamam da determinação que objetiva conter o avanço da Covid-19, mas ao mesmo tempo os prejudica, por dependerem do setor para garantir sua renda.
Jader Santos, proprietário de um bar/conveniência, tomou a frente do ato por meio da Associação dos Bares, Conveniências, Casas Noturnas, Distribuidoras, Músicos e Similares, e explicou à Reportagem que a manifestação é pacífica e questiona os critérios para fechamento dos bares. “Não entendo qual a diferença entre os empresários que atuam durante o dia e os que atuam à noite. Por que eles podem funcionar seguindo os protocolos e nós não?”, indaga.
O bloqueio não foi total, sendo liberada a entrada de ambulâncias, veículos farmacêuticos, entre outros transportes de emergência. Jader informou ainda que a categoria está buscando soluções para reverter o atual cenário, que os impede de trabalhar. “Muitas pessoas ficarão prejudicadas, nós geramos, em média, 26% da empregabilidade de Marabá, representando cerca de 80 mil cidadãos que dependem desse ramo”, queixa-se.
Leia mais:Poucos minutos depois que o protesto havia começado, viaturas do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e da Polícia Militar chegaram ao local para tentar desobstruir a via. Segundo o major Oeiras, da PM, ficou combinado que o Comitê de Crise para Enfrentamento ao novo Coronavírus do Município se reuniria com a categoria, sendo representados por uma comissão de quatro membros, para dialogarem sobre a situação.
Após quase duas horas de bloqueio, o acesso foi liberado, porém, até que isso acontecesse, diversos vídeos se espalharam pelas redes sociais e grupos de WhatsApp, mostrando os trabalhadores da classe fechando o acesso com carroças, páletes e pneus. Neste momento, a comissão se encontra no Paço Municipal reunida com o Comitê. (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)