“Vocês vão ter um prefeito, um vice-prefeito e treze vereadores atuantes para ouvir e trabalhar pelo município de Jacundá”. Assim abriu o discurso de prefeito recém-empossado Itonir Aparecido Tavares (PL), eleito com mais de 14 mil votos no dia 15 de novembro. A cerimônia de posse aconteceu na manhã desta sexta-feira, no Plenário Dr. Ulisses Guimarães.
A posse do novo prefeito de Jacundá foi antecedida por quatro cerimônias oficiais, três delas realizadas na Câmara Municipal de Jacundá. O primeiro ato coube ao então presidente da Casa, vereador Clayton Guimarães, dá posse aos novos legisladores que conduzirão os trabalhos na 15ª Legislatura (2021 a 2024). No segundo momento, a nova Mesa Diretora foi eleita, tendo como presidente o vereador Tharlles da Silva Borges (PL), Ailton Lima (primeiro-secretário) e Anilton de Oliveira da Silva (segundo-secretário).
Em seguida, os vereadores prosseguiram com a cerimônia e empossaram o prefeito Itonir Tavares e seu vice-prefeito Celso Marcos, o Chapolin. Em discurso de poucas palavras, Chapolin foi direto: “Na condição de vice-prefeito e secretário de Obras estarei presente em todas as situações”.
Leia mais:Aguardado por todos, Itonir Tavares começou dizendo que reside há mais de 30 anos no município de Jacundá, e que a população terá uma equipe atuante “para ouvir, abrir um diálogo e sempre estar presente em união por Jacundá, trabalhando com humildade e respeitando o cidadão”.
Após receber o Termo de Posse, o novo prefeito e seu vice foram recepcionados pelo ex-prefeito Ismael Barbosa, que fez a transmissão de cargo no Gabinete do Prefeito. Ismael estava acompanhado do ex-chefe de gabinete, Carlos Elias. “Desejo muito sucesso a você e sua equipe”, disse Ismael.
A equipe anunciada pelo novo gestor tem nomes de comerciantes, empresários, ex-vereadores e quatro familiares. A esposa de Itonir, Aline Souza Tavares é a secretária de Assistência Social; Paulo Rogério de Almeida, indicado para a secretaria de Meio Ambiente e Turismo, é primo do gestor; a secretária de Educação, Iara Alves Meireles, é tia da Aline; e Carlos Lima dos Santos é cunhado e assume a secretária de Indústria, Comércio e Agronegócio.
Ainda compõem o quadro do primeiro escalão do governo Itonir, o seu vice-prefeito Celso Marcos, que assume a Secretaria de Obras e Infraestrutura, e sua esposa Eliete Marcos, que será secretária adjunta de Assistência Social; Dayane Rodrigues Santana, chefia de Gabinete; Iraildes Gonçalves Bizarrias, secretária Municipal de Saúde; Gabriela Zibeti, Controladoria Interna; Joás Rodrigues Oliveira, secretário de Agricultura e Pesca; e Patrik Fábio, secretário de Finanças e Fazenda.
Duas ex-vereadoras derrotadas nas eleições de 15 de novembro vão compor o secretariado de Itonir. São elas Maria Marta Souza Costa, secretária da Mulher; e a secretária de Terras Patrimoniais é Neusilene de Souza Costa. A aspirante a prefeita e ex-vereadora Eliane Santos Pinheiro foi indicada para a Secretaria de Administração e Planejamento. (Antonio Barroso)