O corpo de Joelyton Muniz Mendes, de 28 anos, foi encontrado caído na sala de casa, pelo irmão, na manhã desta terça-feira (29), cercado por latas de cerveja e ao lado da faca utilizada para tirar a vida da vítima. O caso foi registrado na Rua Salmen, no Bairro Maranhão, em Parauapebas.
O irmão, que pediu para não ter o nome divulgado, afirma ter certeza de que Joelyton foi esfaqueado pela companheira, Carolaine Sampaio, com quem possuía um filho de dois anos. A confiança na afirmação vem de ameaças frequentes que a mulher fazia e também da forma como ela agiu nesta manhã.
Segundo o irmão, logo cedo a mãe o telefonou perguntando se ele tinha notícias de Joelyton. A preocupação surgiu após Carolaine ligar para uma irmã dela perguntando o que havia acontecido ao longo da madrugada.
Leia mais:“Acho que estavam os dois bebendo, eu tenho certeza que foi ela. Eles tinham separado, mas ela voltou há três semanas. Ele estava até namorando outra mulher, mas agora tinha voltado com essa. Hoje ela ligou para a irmã dela perguntando o que tinha acontecido na madrugada e a irmã dela ligou para a minha cunhada, nem ela sabia que ela tinha matado… minha mãe me ligou agora cedo perguntando se eu sabia de algo”, relatou.
Conforme ele, após falar com a mãe, tentou telefonar para vizinhos do irmão em busca de notícias. Sem conseguir falar com ninguém decidiu ir até a casa. “Pulei a janela, entrei e vi ele lá no chão”. Ele relata que a mulher passou a ameaçar a vítima quando os dois terminaram. “Desde quando eles separaram que estão nessa tensão, ela sempre ameaçou ele. Do nada eles voltaram”, diz.
Um vizinho da vítima, que também pediu para não ter o nome divulgado, informou ao Correio de Carajás que ouviu uma briga na rua entre 2h15 e 2h30. “Eu tava deitado em casa, umas 2 horas, acordei e o ar condicionado tava desligado. Escutei o som aqui fora, liguei de novo (o ar condicionado) e voltei pra cama. Quando deu umas 2h15 aconteceu uma briga aqui embaixo e uns 15 minutos depois tudo calou. Eu fui dormir e agora de manhã o homem está morto com uma facada no peito”, afirma.
Ele também informou que o vizinho havia se separado da companheira e namorado outra mulher, mas recentemente a ex retornou para a casa. “Ela dele voltou tem uns 15 dias”, comentou.
Carolaine não foi encontrada no local do crime e até o momento não foi localizada pela Polícia Civil, que vai instaurar inquérito para investigar o caso. A instituição ainda não se manifestou sobre o assunto.
A equipe do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves esteve no local realizando a perícia e removendo o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), onde será realizada a necropsia. (Luciana Marschall – com informações de Ronaldo Modesto)