A região sudeste do Pará terá, pela primeira vez, quatro times disputando a Série A do Campeonato Paraense de futebol em 2021. O mais conhecido e ficha tradicional na competição é o Águia de Marabá, que apesar de ter deixado competições nacionais, se mantém na elite do Parazão, ora com risco de cair, ora com chances de chegar à final. A representação de clubes da região estaria completa se o Parauapebas estivesse na competição.
Mas no ano que vem, outro conhecido e casca grossa na competição é o Independente, de Tucuruí, que é considerado maior do que o Águia porque já foi campeão paraense em 2011, enquanto o Águia alcançou apenas o vice-campeonato, em 2008. O Galo Elétrico é, também, o time do interior que mais vezes chegou à final da competição: três ocasiões.
Mas outras duas forças emergentes são Gavião Kyikateje e Itupiranga, que chegam pela segunda vez na competição principal no Estado e querem permanecer e fazer história. O Gavião foi vice-campeão da Segundinha na semana passada, perdendo para a final para a Tuna Luso.
Leia mais:Agora, os confrontos já estão definidos pelo Conselho Técnico do Campeonato Paraense 2021, formado pelos 12 clubes que disputarão a competição. Na tarde da última quarta-feira (23), o referido conselho divulgou o modelo, os grupos e a primeira rodada do Parazão 2021. O Águia vai enfrentar o Tapajós no Zinho Oliveira, na primeira rodada.
Já o Gavião Kyikateje vai pegar uma pedreira na estreia: nada menos que Paysandu, na casa do adversário. O outro bicho Papão da Capital, Clube do Remo, receberá o Itupiranga. Já o Independente jogará em casa, contra o Bragantino.
Na ocasião, o Conselho Técnico da competição também definiu que a competição será disputada no modelo de turno e returno. Os jogos têm previsão de iniciarem no dia 28 de fevereiro e vão até maio.
Confira os grupos:
A1: Tapajós, Paysandu, Castanhal, Bragantino, Itupiranga e Tuna Luso.
A2: Remo, Paragominas, Águia, Independente, Carajás e Gavião Kyikateje.
Confira a primeira rodada do Parazão 2021
Paysandu x Gavião Kyikateje
Tuna Luso x Carajás
Castanhal x Paragominas
Independente x Bragantino
Águia x Tapajós
Remo x Itupiranga