> Com o recesso do poder judiciário à porta (inicia na segunda-feira, dia 21), os juízes eleitorais correram com suas equipes para realizar as solenidades de diplomação até ontem no Pará.
> Uma das últimas aqui na região foi a de Itupiranga, na tarde desta sexta-feira (18).
> Não é demais lembrar, no entanto, que a solenidade é um ato formal simples, praticamente pró-forma, uma vez que o político eleito não é obrigado a participar e nem deixa de ter direito a assumir por não comparecer.
Leia mais:> No entanto precisa estar de posse do diploma no dia da posse como prefeito ou vereador, apresentando o documento na Câmara Municipal. Esse diploma hoje pode ser impresso até em casa, usando as ferramentas da Justiça Eleitoral.
> Quanto a Marabá, é bom lembrar que a Câmara Municipal ainda tem sessão na próxima semana, dia 22, para finalmente votar em plenário a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021.
> O Legislativo é obrigado a fazê-lo ainda este ano, antes de entrar em recesso.
> Será também a última sessão dos vereadores desta legislatura que não se reelegeram para o próximo período.
> Os candidatos a prefeito e vereador em todo país gastaram mais de R$ 2,8 bilhões com a campanha eleitoral de 2020. Com as restrições por conta da pandemia, a despesa total representa uma redução de 20% quando comparada com os gastos da campanha de 2016, cerca de R$ 3,5 bilhões, já em valores corrigidos.
> A soma de 2020, contudo, pode passar por mudanças, já que o Tribunal Superior Eleitoral ainda processa informações enviadas pelos candidatos, além daqueles que ainda não prestaram contas à Justiça Eleitoral.