Leonardo dos Santos Sintra, 33 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira (16) em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Guarda Municipal de Parauapebas. Com ele, foram apreendidas armas, munições e drogas.
Conforme o delegado Élcio de Deus, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, há dias o endereço de Leonardo, no Bairro Nova Vitória, vinha sendo monitorado em decorrência de denúncias anônimas afirmando que o local era ponto do tráfico de drogas.
Nesta quarta, a equipe de campana percebeu movimentação estranha da companheira dele, transportando uma bolsa de bebê pelo quintal. Foi solicitado apoio da Guarda Municipal e decidiu-se realizar a abordagem.
Leia mais:“Dentro da bolsa encontramos o revólver (calibre 38). Ele saiu e perguntamos se havia droga na casa. A princípio ele negou”, informou o delegado, acrescentando que a mulher foi revistada por uma delegada e nos seios dela foram encontradas porções de maconha, prontas para a venda.
A partir disso, foi realizada varredura no imóvel e localizados cartuchos de arma longa e uma porção maior da mesma droga. “Então ele assumiu que a droga era dele, que estava vendendo maconha, assumiu a arma de fogo e as munições, alegando que eram para defesa pessoal”, acrescenta a autoridade policial.
Leonardo foi encaminhado para a delegacia e autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. De lá, será levado nesta quinta (17) para a Cadeia Pública.
Já a companheira dele prestou depoimento e foi liberada após a Polícia Civil entender que não havia motivo para a prisão em flagrante dela, mãe de um bebê de colo. Um inquérito foi instaurado para investigar os detalhes do caso.
A maconha apreendida totalizou 141.3 gramas e será encaminhada, assim como as armas e munições, para análise do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. (Luciana Marschall)