Correio de Carajás

Ronda Política 21/11/2020

Presidente de novo? É essa a pergunta que se faz nos corredores da Câmara sobre a possibilidade de Pedro Corrêa Lima, o Pedrinho, ser escolhido como novo presidente da Câmara Municipal de Marabá. A grande maioria dos atuais parlamentares que vão permanecer na Casa de Leis na próxima legislatura não tem nenhuma rejeição a essa possibilidade, já que consideram que ele fez um excelente trabalho nos últimos quatro anos e em 2021 inicia uma nova legislatura.

Mas em contato com a Coluna, Pedrinho Correa disse que não tem apego ao cargo que ocupa e que outro presidente seria bem vindo. Enumera algumas de suas principais conquistas à frente do Parlamento, como instalação do painel eletrônico, reforma do Plenário, ampliação da acessibilidade aos portadores de necessidades e implantação de uma usina de energia solar.

Além disso, está reformulando o Memorial Político de Marabá, que será reinaugurado em dezembro próximo. No Executivo Municipal, vozes de “responsa” afirmam que Pedrinho Corrêa é um nome bem visto pelo prefeito Tião Miranda, a quem considera um presidente “relevante e equilibrado”.

Leia mais:

Continuando nos bastidores da Câmara Municipal de Marabá, um fato intrigante teria ocorreu esta semana no Gabinete do vereador Edinaldo Machado, que ficou irritado. Um vereador eleito e que já fora parlamentar em outra ocasião, foi a seu gabinete e, sem permissão, foi entrando em todos os três espaços, inclusive os reservados, mesmo sem o aval de uma secretária, que tentou barrá-lo.

A justificativa, segundo testemunhas, é de que o tal vereador eleito já estava escolhendo seu futuro gabinete. De lá, ele teria partido para a sala da Presidência, onde reivindicou a mesma coisa, mas teria sido informado que essa decisão de “reforma agrária” dos gabinetes não deverá ocorrer agora, mas ao final de dezembro.

O clima na Prefeitura de Marabá, após a reeleição de Tião Miranda, é tranquila, e o prefeito ainda não sinalizou se realizará mudanças radicais em seu secretariado. Pelo menos na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer já se sabe que ele terá de arranjar um novo titular, uma vez que o atual, Eloi Ribeiro, foi eleito vereador e deve retornar à Câmara Municipal.

Na Secretaria de Saúde, seu coringa Valmir da Silva Moura, considera que cumpriu seu papel e pode deixar a pasta no final do ano. Um dos nomes especulados para a função seria exatamente do próprio vice-prefeito eleito, Luciano Lopes Dias, que já ocupou a pasta e saiu para candidatar-se.