Dos 162.619 eleitores aptos a votar em Parauapebas, 79.823 mil são mulheres. O número é expressivo, mas que ainda assim elegeu apenas uma representante feminina na Câmara Municipal de Parauapebas, que ocupará uma das 15 vagas disponíveis.
A vereadora Eliene Soares foi reeleita com 2.990 votos, garantindo a ela a colocação de segunda mais votada no pleito deste ano, indo para o terceiro mandato.
Ao Correio de Carajás, a vereadora destacou a responsabilidade de ser a única representante feminina pelos próximos quatro anos. “A responsabilidade só aumenta, porque nós precisamos cumprir com esse papel, essa missão que é árdua”.
Leia mais:Eliene ressalta estar feliz em ter sido reeleita, representando as mulheres de Parauapebas, e agregará ainda mais na sua função com a experiência e conhecimento adquiridos na trajetória política. Todavia, reconhece que será preciso que as mulheres se unam para mudar a baixa representatividade feminina na política. Atualmente, dos quinze vereadores no município, quatro são mulheres.
Renovação na Câmara
Dos 15 vereadores de Parauapebas, dois não concorreram à reeleição, que são Joelma Leite e João Assi, mais conhecido como João do Feijão.
Porém, dos 13 que disputaram a eleição, apenas seis foram reeleitos. Ivanaldo Braz alcançou uma expressiva votação com 3.988 votos, seguido pela vereadora Eliene. Luiz Castilho também se reelegeu e garantiu a terceira colocação como mais votado, somando 2.612 votos.
Os três últimos a se reelegerem foram Elias da Construforte, com 2.157 votos, sendo o sétimo mais votado. Em seguida, Joel do Sindicato garantiu a vaga com 2.024 votos. O último a se reeleger foi o vereador Zacarias, com 1.898 votos, o nono mais votado.
Sete vereadores perderam a disputa pleito de 2020 rumo à reeleição. São eles, Horácio Martins, Francisca Ciza, José Marcelo Alves Filgueira, mais conhecido como Marcelo Parcerinho, José Coutinho, José Francisco Amaral Pavão, Kellen Adriana e Maridé Gomes.
Novos vereadores
O comunicador Zé do Bode (2.437), Léo Márcio (2.264), Rafael Pinheiro (2.223), Francisco Eloecio (1.544), Aurélio Goiano (1.508), Josivaldo da Farmácia (1.437), Miquinha (1.395), Josemir (1.259) e Leandro do Chiquito (1.213) vão estrear na Câmara a partir de 1º de janeiro de 2021. (Theíza Cristhine e Ronaldo Modesto/ Com informações da Ascom da CMP)