Um idoso de 80 anos foi detido na manhã deste domingo (15) após escrever com uma caneta o número do candidato em que votou na tela de uma urna eletrônica. O caso aconteceu em São João das Duas Pontes (SP).
De acordo com a polícia, idoso disse que se confundiu na hora de votar e assinalou com a caneta nos quadrados da urna o número do candidato.
Ele foi levado para a delegacia para fazer o registro e foi liberado. Quem viu a urna escrita foi o eleitor seguinte ao idoso. Segundo os funcionários da Justiça Eleitoral, a urna não precisou ser trocada.
Leia mais:Em Oriente (SP) também houve o mesmo tipo de ato. Um eleitor escreveu com canetinha o número de um candidato na urna. Após denúncia de outro eleitor, o equipamento foi limpo e não precisou ser trocado. O eleitor que rabiscou a urna não foi identificado.
Por causa da pandemia do coronavírus, a Justiça Eleitoral pede para que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.
Voto na pandemia
- Uso da máscara é obrigatório e os locais de votação terão pontos marcados no chão com distanciamento mínimo de um metro nas filas.
- O documento de identificação deverá ser mostrado aos mesários de longe. Cada eleitor deve levar a sua própria caneta. E álcool gel estará à disposição para higienizar as mãos antes e depois do voto.
- O eleitor deverá entrar na seção eleitoral e se posicionar a um metro de distância do mesário, conforme a marcação no chão.
(Fonte:G1)