O trabalho de 2.200 militares neste domingo (15) está sendo acompanhado de um centro de operações montado no Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, em Marabá. Para falar sobre a importância desse trabalho nas Eleições de 2020, o general-de-brigada Giovani Moretto conversou com a equipe do CORREIO. A atuação do Exército é tanto no apoio logístico para transporte de pessoal da Justiça Eleitoral, quanto de urnas eletrônicas.
“A nossa tropa que está em campo está totalmente preparada para todas as situações que ela venha a enfrentar. O nosso trabalho é garantir o livre exercício do voto e nós contribuímos com os órgãos governamentais para que as eleições sejam realizadas da melhor forma possível”, garantiu o comandante.
Leia mais:O Exército Brasileiro tem as suas missões definidas no artigo 142 da Constituição Federal e na Lei Complementar N° 97, de 9 de junho de 1999, alterada pelas Leis Complementares N° 117, de 2 de setembro de 2004, e N° 136, de 25 de agosto de 2010. Dentre essas missões, incluem-se a Garantia da Votação e Apuração (GVA), executada a pedido da Justiça Eleitoral.
Uma central de controle foi montada no Comando da 23ª Brigada, onde um grupo de oficiais acompanha por computadores as informações que são repassadas pelas equipes em campo. Num mapa projetado na parede, a situação de cada uma dessas frentes. O EB utiliza o Sistema C2 em Combate para acompanhamento da tropa no terreno.
A brigada enviou militares para 30 municípios para onde o Tribunal Superior Eleitoral requisitou o apoio. Marabá, no entanto, ficou de fora desse reforço este ano.
As tropas estão atuando nos seguintes municípios:
– 51° Batalhão de Infantaria de Selva- Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Senador José Porfirio, Almerim, Placas, Uruará, Anapú, Porto de Moz e Medicilândia;
– 52° Batalhão de Infantaria de Selva- Santana do Araguaia, São Felix do Xingu, Pau D’arco, Cumaru do Norte, Ourilandia do Norte e Tucumã;
– 53° Batalhão de Infantaria de Selva- Itaituba, Rurópolis e Jacareacanga; – 230 Batalhão Logístico de Selva- Paragominas, Rondon do Pará e Jacundá; – 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva- Tucuruí e Goianésia do Pará. (Da Redação / Reportagem: Zeus Bandeira)
Fotos: Evangelista Rocha