Correio de Carajás

Quatro candidatos participam do primeiro debate de Canaã dos Carajás

Quatro dos cinco candidatos a prefeito de Canaã dos Carajás participaram nesta quarta-feira (11) do primeiro debate do município, realizado pela TV Correio Canaã e transmitido também pela Rádio Correio FM (99.9) e redes sociais.

Compareceram no estúdio os candidatos Jean Carlos (Podemos), Alexsandro da Bonança (PTC), Junior Super (PSDB) e Arildo da Escrimat (PRTB). A candidata do MBD, Josemira Gadelha, faltou ao debate mesmo após a participação da equipe dela em reunião que definiu as regras, realizada na última semana.

O debate foi dividido em três blocos. Ao todo, foram realizadas três rodadas de perguntas e uma rodada para considerações finais. Para o mediador Beto Rodrigues, a discussão de ideias e propostas foi considerada um sucesso.

Leia mais:

“Me surpreendi pelo nível dos candidatos, pelo conhecimento dos candidatos, e creio que o objetivo foi atingido de levar à população, de forma mais tranquila e transparente, as ideias de cada candidato, tendo tempo para falar, para explicar e para questionarem entre si. Acho que foi um debate extremamente produtivo para a cidade de Canaã dos Carajás”, afirmou. Ele destacou se tratar de um momento histórico. “É a primeira vez que um veículo promove debate no município”.

A iniciativa foi parabenizada pelo candidato Junior Super. “Quero parabenizar o Grupo Correio por fazer o primeiro debate de Canaã dos Carajás e estamos muito satisfeitos em sairmos vitoriosos deste debate. A população pôde conhecer nossas propostas e ver que estamos preparados para fazer uma gestão voltada para o nosso povo”, declarou.

Os demais candidatos agradeceram o espaço que definiram como importante para o fortalecimento democrático. “Para o voto consciente são tiradas todas as dúvidas em um debate como esse, inédito em Canaã. Aqui o pessoal pôde conhecer todos os candidatos e todas as propostas, como no meu caso, já que nós não fizemos comícios”, disse Arildo da Escrimat.

Jean Carlos avaliou positivamente a participação dele e dos concorrentes. “A emissora promoveu um debate saudável, com muita responsabilidade, e os candidatos que participaram vieram com suas propostas respeitando a participação dos demais. Toda a população pôde assistir pela TV Correio e nos ouvir através da Correio FM”, diz, acreditando que agora o eleitor poderá votar com mais tranquilidade. “É momento democrático, de discutir ideias e propor o que o povo espera. Agora está nas mãos do povo que vai decidir quem vai governar Canaã pelos próximos quatro anos”.

Alexsandro também destacou a importância do encontro entre os candidatos para a formação da consciência política. “O debate era necessário ser feito em Canaã dos Carajás para cada candidato a prefeito expor na íntegra seus planos de governo para a cidade. Acredito que a partir daqui cada eleitor de Canaã, cada cidadão, saiu consciente de quem vai votar no dia 15 de novembro”, finalizou.

ORGANIZAÇÃO

Com cronômetro na tela marcando o tempo, cada candidato pôde fazer perguntas e respondê-las mediante os temas sorteados, dentre eles: saúde; educação; mobilidade; desenvolvimento social; sustentabilidade; emprego e renda; segurança pública; agricultura; cultura, esporte e lazer; e infraestrutura.

Ao todo foram três blocos que contaram com três rodadas de perguntas. O tempo da pergunta foi definido em até 30 segundos. O candidato escolhido teve dois minutos para a resposta. Em seguida foi disponibilizado mais um minuto e 30 segundos para a réplica e outro minuto para a tréplica.

Por fim, foi cedido o tempo de quatro minutos para que cada candidato fizesse as considerações finais. Os sorteios das ordens das perguntas e das considerações ocorreram previamente.

LIVE

Além de ser transmitido pela TV e pela Rádio, o debate foi disponibilizado por link ao vivo na página da TV Correio Canaã no Facebook , onde segue disponível para ser assistido a qualquer momento. A participação dos internautas foi grande, tendo sido registradas 5,4 mil visualizações, 5,2 mil comentários e mais de 700 compartilhamentos durante o programa. (Luciana Marschall)