Vinte técnicos do Cartório Eleitoral de Marabá participaram nesta segunda-feira (9) de um simulado para testar os equipamentos que serão utilizados nas eleições de 15 de novembro. Os aparelhos foram colocados em locais estratégicos e passaram por vários testes. Eles são operados nas eleições para a transmissão de dados e agilizam a contagem dos votos.
De acordo com o servidor Faustino Castro, da Zona Eleitoral de Marabá, o processo é realizado para garantir a eficácia das urnas eletrônicas no dia da votação. “Todos os cartórios [eleitorais] do Pará estão trabalhando no simulado. Precisamos que tudo dê certo. O objetivo é ensaiar todas as equipes de modo a dirimir qualquer problema que possa ocorrer”, argumenta.
A intenção do simulado é saber se os aparelhos estão funcionando corretamente para as eleições. “Precisamos conhecer a velocidade da transmissão. Todos os técnicos ligam os equipamentos e efetuam os testes para ter ciência de como está a conexão de rede com o TRE [Tribunal Regional Eleitoral]”, informa Castro.
Leia mais:Em Marabá, são quatorze os pontos de condução de dados, sendo a maioria por satélite. O município calcula 110 locais de votação e 498 seções. “A estrutura de votação é grande. Nós transmitimos muitos dados de segurança. A população pode confiar em um processo de votação criterioso”, enfatiza o servidor.
A votação de domingo escolherá o prefeito de Marabá e os 21 vereadores para o quadriênio 2021–2024. (Da Redação)