Correio de Carajás

54 municípios paraenses terão votação biométrica

Eleitores tiveram de fazer o cadastro biométrico. Principal objetivo é garantir mais segurança no momento da identificação (Foto: Wagner Santana)
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais de 63% do eleitorado paraense poderá ser identificado pela digital nestas eleições, um enorme salto em relação aos somente 12% que tinham o registro no pleito de 2014. Dos 5,4 milhões de eleitores aptos, 3,4 milhões compareceram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) no prazo e fizeram o cadastro biométrico. De acordo com a Justiça Eleitoral, 204.914 pessoas não realizaram o cadastro e tiveram o documento cancelado. Em todo o Brasil, mais de 87 milhões poderão ser identificados biometricamente.

Nas eleições 2018, 54 municípios paraenses terão votação biométrica obrigatoriamente. O sistema é utilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral desde 2010. O primeiro município a utilizá-lo, ainda naquele ano, foi Capanema, no nordeste paraense. Nas eleições de 2014, nove municípios do Estado tiveram votação biométrica. No ano seguinte, mais 13 tornaram-se aptos. Nas eleições municipais de 2016, o Pará teve biometria em 23 municípios.

Segundo o TRE, o principal objetivo da biometria é garantir mais segurança no momento da identificação do eleitor, afastando assim a possibilidade de erros ou fraudes nas urnas, ou que um eleitor vote no lugar de outro. A revisão biométrica realizada no ano passado por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) previa a inclusão de somente mais quatro cidades, mas o TRE encerrou o período com mais de 52% dos eleitores cadastrados biometricamente.

Leia mais:

(Fonte:Diário do Pará)

Mais

Sem máscara, Bolsonaro debocha: 'Sou imorrível, imbrochável e incomível'

Sem máscara, Bolsonaro debocha: 'Sou imorrível, imbrochável e incomível'

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve, sem máscara, na manhã desta segunda-feira (17/5) cumprimentando apoiadores na porta do Palácio da…
Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre de câncer aos 41 anos

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre de câncer aos 41 anos

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, faleceu neste domingo (16), aos 41 anos, vítima de câncer. Ele deixa um…
Marcha da Família e ruralistas juntam forças em ato neste sábado

Marcha da Família e ruralistas juntam forças em ato neste sábado

Manifestantes pró-governo Bolsonaro devem voltar às ruas neste sábado, dia 15 de maio, duas semanas após os atos que mobilizaram…
Bolsonaro vem a Marabá  no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

Bolsonaro vem a Marabá no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

O dia 28 de maio, uma sexta-feira, deverá ser a data em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vai…
Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Em visita a Marabá nesta quarta-feira (12) o governador Helder Barbalho rodou a cidade fazendo inaugurações, assinando ordens de serviço,…
Inauguração de prisões é momento histórico, diz governador

Inauguração de prisões é momento histórico, diz governador

Durante a inauguração da Unidade Semiaberto Masculino de Marabá (com 200 vagas) e da Cadeia Pública de Marabá (306 vagas…