Cinco casos de violência doméstica foram registrados na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) no primeiro dia do mês de maio. Duas das ocorrências possuíam o caráter de lesão corporal contra as vítimas, e três se tratavam de ameaças.
O primeiro caso ocorreu por volta da 00h10, e foi denunciado por um cidadão que passava pela Av. Boa esperança, Bairro das Laranjeiras. Policiais foram até a área para socorrer uma mulher que estaria sendo agredida por seu companheiro. No local, encontram Luciano Oliveira Costa em cima da vítima, gritando e apontando o dedo em direção ao rosto dela.
Ao ver a guarnição, a mulher correu em direção aos policiais e abraçou um deles agradecendo a chegada. Durante a revista, o agressor resistiu e proferiu palavrões aos policiais, que tiveram de algemá-lo.
Leia mais:Às 1h20, outra denúncia foi feita através do Núcleo Integrado de Operações (NIOP), sobre uma possível violência doméstica, na Folha 7 (Nova Marabá). A guarnição foi até a localidade, onde havia uma aglomeração de pessoas, a vítima e o possível agressor, identificado como Vinicius Silva da Mota.
Segundo a vítima, Vinicius teria dado socos em seu rosto devido a uma discussão dentro do quarto, pelo fato do homem ter tirado o lençol de sua amiga, que é menor de idade. Esse fato foi desmentido pelo pai da menina, que também estava no local.
O acusado, que estava alcoolizado, a vítima, a menor e duas testemunhas foram levadas à DEAM para medidas cabíveis.
Mais tarde, por volta das 2h, outra guarnição foi acionada também através do NIOP, para atender uma denúncia de violência doméstica, no Residencial Tocantins, núcleo São Félix.
Na casa do agressor e da vítima, os policiais encontraram ambos em discussão. A vítima informou aos policiais que tinha sofrido uma tentativa de agressão por parte de seu companheiro, Deuzimar da Silva Brandão. O homem, que estava embriagado, possuía uma lesão leve em sua mão, oriunda de uma arma branca, utilizada pela mulher para se defender.
Mediante aos fatos, os dois foram conduzidos até a delegacia para que providências legais pudessem ser tomadas.
Outra denúncia de violência doméstica também foi averiguada por policiais na Folha 7 pela manhã. Nesse caso, os agentes encontraram o suspeito identificado como Antonio Wilson Costa Pereira sentado ao lado da porta da vítima com um pedaço de madeira na mão e os vidros da casa, quebrados.
A mulher estava dentro da residência com medo do ex companheiro, que se encontrava descontrolado e agressivo, havia ameaçado- a de morte antes de danificar a vidraçaria de sua casa. Todos foram conduzidos para a 10ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP).
Por volta das 21h30, uma guarnição se deslocou até o Vicinal Medalhão, no Chacreamento Geladinho para atender uma denúncia de ameaça. Ao chegarem no local, os policiais encontraram a vítima que confirmou a intimidação por parte de seu companheiro, identificado como José Carlos Gonçalves Santos.
A mulher assegurou aos agentes que o homem estava alcoolizado desde sábado e chegou na chácara já ameaçando-a de morte e proferindo palavras de baixo calão. Com medo de José Carlos, a vítima havia escondido uma espingarda pertencente a ele, temendo ser assassinada.
A polícia conduziu o homem e a mulher até a delegacia para procedimentos legais. (Thays Araujo)