Correio de Carajás

Primatas mantidos em cativeiro minúsculo são resgatados no Núcleo São Félix

Dois macacos silvestres que estavam presos em uma residência, do núcleo São Félix Pioneiro, foram resgatados neste sábado, 30 de julho. Após denúncias anônimas, o Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal (GM) realizou uma operação conjunta com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) a fim de combater o crime ambiental.

A casa onde estariam os animais se encontrava fechada. Na tentativa de localizar os donos da residência, foi perguntado aos vizinhos se sabiam do paradeiro dos proprietários, mas não souberam informar.

Ao averiguarem nos fundos da residência, por cima da cerca, foi possível enxergar os animais. Com a porta do cercamento aberta, os agentes e fiscais envolvidos na operação entraram e resgataram os macacos, que foram encontrados em uma situação clara e deplorável de maus tratos.

Leia mais:

Ambos estavam presos em uma única gaiola com dimensões de 30 cm de largura por 1 metro de comprimento, com cordas amarradas no dorso, sem comida e água.

Os supostos responsáveis não foram localizados, mas os animais foram devidamente encaminhados à Fundação Zoobotânica de Marabá, passaram por avalição e estão sendo bem tratados. (Thays Araujo com informações da Ascom/GMM)