Correio de Carajás

Memorial Político de Marabá será reinaugurado hoje com sotaque tecnológico

Memorial passou por várias mudanças em sua conceituação e tem toque de tecnologia/ Foto: Divulgação

O Memorial Político de Marabá acaba de ganhar ampla revitalização e será reinaugurado nesta quinta-feira, dia 16 de dezembro. Trata-se de um espaço que preserva a memória política de Marabá por mais de 100 anos de história. Nele constam elementos que resguardam parte da história de Marabá e de personalidades que construíram e têm grandes serviços prestados à cidade.

Enquanto estava sendo revitalizado, o Memorial Político foi batizado de “Pedro Oliveira”, uma homenagem do Poder Legislativo a um vereador de quatro mandatos e que ocupou outros cargos públicos em Marabá, entre as décadas de 1960 e 1980.

O Memorial mescla o acervo de mais dezenas de peças históricas com a tecnologia, por meio de mesa e parede digitais, com conteúdos interativos.

Leia mais:

Estão expostos no Memorial mobiliário e equipamentos antigos do Legislativo Municipal, que atravessaram décadas sendo utilizados pelos vereadores, como uma cadeira ocupada pelo presidente da CMM durante os anos de 1970 e 1980, campainha e máquina de gravação de áudio.

Além disso, o local tem um espaço específico destinado às mulheres que ocuparam cargos eletivos em Marabá. Apenas 16, nos mais de 100 anos de emancipação e criação do município.

Muito dinâmico, digital e atual, o Memorial possui diversos ambientes onde o visitante pode interagir com a exposição, através de máquinas touch screen, onde podem assistir diversos vídeos e acompanhar a linha do tempo dos fatos importantes que marcaram politicamente Marabá.

Equipe do Memorial Político está pronta para receber e coordenar visita ao espaço/ Foto: Divulgação
Equipe do Memorial Político está pronta para receber e coordenar visita ao espaço/ Foto: Divulgação

O acervo agora conta com galeria de prefeitos e outra de presidentes do Poder Legislativo. Um painel imenso guarda o nome de todos os parlamentares que passaram pelo Legislativo Municipal e cujos nomes estão registrados em atas.

Convidado como curador da revitalização, o jornalista Ulisses Pompeu explica que a importância desse espaço se dá por ser o único que fala unicamente de política em Marabá, mas com tom de leveza. “Foi desafiador mergulhar na história, correr atrás de fotos de vários ex-presidentes da Câmara. Esse espaço permite, atualmente, o encantamento e envolvimento com a memória de Marabá. A história é de todos e o memorial mostra isso de diversas formas”, pondera.

Em fevereiro de 2022, o Memorial Político estará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Visitas de grupos de estudantes precisam ser agendadas previamente com a coordenação da Escola do Legislativo de Marabá. (Elmar)