Correio de Carajás

Pavimentação para Serra Pelada pode ser iniciada no próximo semestre

O anúncio foi realizado em evento neste sábado, em Curionópolis

Um espera de décadas deve acabar em 2022. Como condicionante para o funcionamento do Projeto Serra Leste, da Vale, em Serra Pelada, distrito de Curionópolis, a empresa deverá fazer a pavimentação da estrada que liga a vila à Rodovia PA-275, e isso deve começar a ocorrer em março ou abril próximos.

O anúncio foi feito na manhã deste sábado (20) durante visita do governador Helder Barbalho à cidade, onde participou de inaugurações. Durante discurso, o deputado estadual Chamonzinho observou que a maior parceria entre o governo estadual e o município foi a entrega, no final do ano passado, da licença do projeto por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Leia mais:

“Hoje o projeto gera emprego, gera renda para a população. Agora há pouco nós informamos ao governador que havia duas licenças pendentes do Serra Leste e prontamente ele ligou para o secretário de Meio Ambiente para que fossem aceleradas e liberadas o mais rápido possível”, comentou.

Em seguida, o governador afirmou ter sido importante conquista a aprovação do projeto, principalmente pela geração de empregos locais. “São mil pessoas que trabalham diretamente, sem contar as que trabalham indiretamente. Eu e Chamonzinho temos um compromisso que faz parte da condicionante para que o projeto esteja funcionando e ele me disse que a previsão é de que entre março e abril comece o asfaltamento da estrada para Serra Pelada, um sonho histórico”, declarou Helder.

O projeto foi retomado em novembro de 2021, após a Semas entregar a Licença de Instalação (LI) para retorno e ampliação das operações. Antes disso, em janeiro de 2019, foi paralisado depois de ter atingido o limite da área até então licenciada para a extração do minério de ferro. (Luciana Marschall)