Correio de Carajás

Círio de Nazaré traz festa e emoção a Parauapebas

Rodoromaria marcou fim das festividades para a mãe dos paraenses neste sábado (23)

Uma rodoromaria marcou o fim das festividades do Círio de Nazaré em Parauapebas neste sábado (23). A celebração começou com uma missa na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Rio Verde, precedendo a transladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para o santuário da Padroeira da Amazônia, na Paróquia Cristo Rei, bairro Parque dos Carajás.

Cercada de fé e emoção, a missa na paróquia do Rio Verde contou com estrutura no lado de fora da igreja, para que fiéis que não conseguiram lugar dentro do local pudessem acompanhar a celebração. Uma multidão de devotos de Nazaré acompanhou a missa do início ao fim.

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é saudada em missa na Paróquia São Francisco de Assis (Imagem: Luciana Marschall)

Ao anoitecer, a imagem da santa foi levada para dentro da berlinda, protegida por agentes paroquiais e guarnecida por um carro de som, onde o corpo de padres da congregação entoava cânticos à Nossa Senhora de Nazaré, com um forte coro seguindo os veículos.

Leia mais:

O percurso da transladação passou pela Rua Sol Poente, na divisa entre os bairros Rio Verde e Bairro da Paz, ao que atravessou a Avenida Liberdade rumo à Avenida F, bairros Beira Rio e Parque dos Carajás. Ao chegar na Paróquia Cristo Rei, uma grande festa foi pronta para receber a imagem, com show pirotécnico e apresentações musicais.

Durante todo o trajeto, a santa foi saudada por famílias, comerciantes e grupos religiosos. Os devotos foram se ajuntando e manifestaram toda a sua gratidão por Nazaré, entoando os cânticos de fé católica.

Um grupo de dança realizou um carimbó em homenagem à santa na transladação, enquanto cartazes, som automotivo e todo tipo de coisa foram usados para prestar toda a devoção dos fiéis, tornando a festa da Rainha da Amazônia ainda mais paraense. (Juliano Corrêa)