Correio de Carajás

Bolsonaro inaugura trecho da BR-230 e sobrevoa o Pedral do Lourenço

Acompanhado do ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura), o presidente deixou alinhada a retomada do processo de derrocamento do pedral

Descerramento da placa em alusão a mais um trecho asfaltado da Transamazônica/Foto: Evangelista Rocha

A segunda agenda do presidente da presidente da República Jair Bolsonaro na região nesta sexta-feira (18) foi à margem da BR-230, a Transamazônica, no município de Novo Repartimento. O mandatário se deslocou de helicóptero com a sua comitiva e, lá, foi recepcionado por uma multidão de pessoas, moradores da cidade que para lá de deslocaram. Uma tenda foi montada para a solenidade que marcou a conclusão da pavimentação de 102 km do trecho paraense da rodovia, que estava parada desde 2013. As equipes do DNIT retomaram as intervenções em 2019, concluindo os 56 quilômetros restantes do trecho.

Acompanhando o presidente estavam os ministros Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura); o prefeito de Novo Repartimento, Valdir Nunes Machado e o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), general Santos Filho.

Bolsonaro iniciou sua fala exaltando a felicidade de ser bem recebido em qualquer parte do país. “Obrigado ao povo brasileiro pela confiança e pela crença naqueles que, estão hoje, a frente do governo brasileiro”, disse.

Leia mais:
Bolsonaro chegou ao local recebido por milhares de pessoas/ Foto: Evangelista Rocha
Bolsonaro chegou ao local recebido por milhares de pessoas/ Foto: Evangelista Rocha

Em sua palavra, Bolsonaro falou sobre a pandemia, e afirmou que o trabalhador está resistindo bravamente com garra, determinação e coragem.

“O agronegócio não parou. Os homens e as mulheres que trabalham no Dnit também continuaram trabalhando, assim como nossos caminhoneiros e tantos outros profissionais, em especial os da saúde”, concluindo que o Chefe do Executivo não medirá esforços para destinar recursos para atender as necessidades básicas do povo.

Na ocasião, o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, afirmou que o projeto da BR-422 – que liga Novo Repartimento e Tucuruí – está quase concluído.

“A pavimentação dessa rodovia será licitada agora no segundo semestre. Em agosto estaremos com o projeto concluído.  E nós vamos fazer isso porque contamos com o empenho da bancada federal do Pará”, afirma.

O ministro concluiu sua fala agradecendo os servidores do Dnit, exaltando o trabalho e a engenharia executada pelo órgão.

“Senhores, contem conosco, porque o Pará está com um futuro brilhante, assim como o Brasil. A infraestrutura vai chegar porque vamos continuar trabalhando. Na Transamazônica estamos substituindo 54 pontes de madeira por pontes de concreto. Vinte já estão entregues. E isso é segurança para o usuário, vocês merecem o melhor”, finalizou.

Ministro Tarcísio e Bolsonaro na assinatura da ordem de serviço da Ponte do Xingu/ Foto: Evangelista Rocha
Ministro Tarcísio e Bolsonaro na assinatura da ordem de serviço da Ponte do Xingu/ Foto: Evangelista Rocha

Tarcísio de Freitas também dedicou parte da sua fala à obra de derrocamento do Pedral do Lourenço no Rio Tocantins, que no momento está presa na burocracia do Ibama para licenças ambientais. Ele disse que o seu ministério e o Dnit têm trabalhado dia e noite junto ao órgão ambiental para vencer as pendências e que a obra é importante para o País.

No evento, também foi assinada a ordem de serviço para elaboração do projeto das obras da ponte sobre o Rio Xingu. Serão beneficiadas cerca de 300 mil pessoas, que usam de balsas para a travessia, trazendo mais economia, rapidez e segurança no percurso. (Ana Mangas)