Correio de Carajás

Ibama, PM e MP fazem ação na região da Praia do Lençol

Agentes do Ibama e da Polícia Militar percorrem praia da região dos Lençóis para ação educativa

No último sábado, 12, agentes do Ibama, Ministério Público e Polícia Militar realizaram uma ação na região da Praia do Lençol, que envolve outros balneários às margens do Rio Tocantins, no município de Bom Jesus do Tocantins.

A equipe foi ao local para dar cumprimento à determinação da 8º Promotoria Cível Ambiental de Marabá, após denúncia de possível derrubada de árvore do tipo Castanha do Pará na zona rural do município de Bom Jesus do Tocantins.

Madeira de castanha foi retirada da mata de forma irregular e apreendida pelo Ibama
Madeira de castanha foi retirada da mata de forma irregular e apreendida pelo Ibama

Os agentes constataram a veracidade da denúncia e realizaram a apreensão de madeira cerrada de castanha-do-pará, bem como realizaram fiscalizações nas praias do município de Bom Jesus.

Leia mais:

O proprietário da madeira, Manoel Francisco Pereira de Souza, foi multado pelo Ibama, que também aproveitou a ocasião para realizar palestra de conscientização ambiental para os ribeirinhos que exploram as praias comercialmente e constroem, todos os anos, barracas para receber clientela (a grande maioria de Marabá).

O analista ambiental Roberto Scarpari orientou os moradores sobre o uso de energia elétrica, desmatamento, veículos na areia das praias e destinação do lixo produzido pelos visitantes.

O efetivo da Polícia Militar que participou da ação é do Destacamento de São Félix. (Ulisses Pompeu)