Na manhã desta quinta-feira, 14, o Departamento Municipal de Transito e Transporte Urbano (DMTU) de Marabá realizou uma ação em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, lembrado no terceiro domingo do mês de novembro, sendo neste ano dia 17. Na entrada do Núcleo Marabá Pioneira, houve a plantação de árvores e distribuição de 100 mudas aos condutores.
O diretor do DMTU, Emanuel da Cruz, explicou que a ação envolveu o uso de árvores por elas simbolizarem a vida. “A distribuição das mudas foi para levar a reflexão aos condutores do número de vidas que são perdidas em acidentes de trânsito. Em 90% dos casos, o fator humano prevalece com mais destaque e isso vai desde a imprudência, falta de atenção, ou negligência com o veículo”, explica Emanuel.
Em Marabá, os acidentes ocorrem com mais frequência nas rodovias, devido à velocidade com que os veículos trafegam e também pelo uso do celular ao volante. “Dentro do município há algumas ocorrências, porém nas rodovias os casos são mais frequentes. Além disso, a alcoolemia também é um fator preocupante, principalmente na madrugada, por volta das 3h ou 4h da manhã, há muitos registros de acidentes”, acrescenta o diretor do DMTU.
Leia mais:Próximos eventos
Emanuel da Cruz informou ao Correio de Carajás que até domingo, 17, é esperado que sejam realizados mais eventos em alusão à data. “Vamos realizar uma visita no Hospital Regional de Marabá, com uma palestra aos pacientes e familiares de vítimas de acidentes de trânsito para trazer a reflexão também para eles”, confirmou Emanuel. (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)