Correio de Carajás

Sefa apreende 30 toneladas de açaí em São Francisco do Pará

Fiscais de receitas estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) lotados na Coordenação de mercadorias em trânsito apreenderam, na terça-feira (26), 30 toneladas de açaí congelado. A mercadoria foi avaliada em R$ 148,700 mil.

“A equipe de fiscalização estava trabalhando em ação itinerante e o caminhão com nota fiscal declarando saída do produto do Amapá foi abordado em desvio rodoviário próximo à cidade de São Francisco, no nordeste paraense. Foi feita, então, a consulta ao Estado do Amapá sobre a procedência do fruto, e foi informado que o açaí não saiu de lá. O motorista admitiu que a origem era a cidade de Igarapé-Miri, no Pará”, contou o coordenador de mercadorias em trânsito, Volnandes Pereira.

Leia mais:

A nota fiscal foi desconsiderada e foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 50 mil, já pago e a mercadoria liberada.

O diretor de Fiscalização da Sefa, Paulo Veras, destacou que a Secretaria da Fazenda vem ampliando as ações de fiscalização. Desde o ano passado implantou uma Central de monitoramento de mercadorias em trânsito, que atua com o controle de documentos fiscais digitais e uso de tecnologia de imagens em tempo real nas áreas de fronteira.

(Agência Pará)