📅 Publicado em 20/10/2025 11h06
O futebol brasileiro, conhecido por ser um celeiro inesgotável de talentos, pode estar vendo o surgimento de mais uma estrela vinda do Pará. Natural de Marabá, o jovem Rafael Macias Coelho, de apenas 11 anos, tem se destacado nas categorias de base em Goiás e já atrai a atenção de alguns dos maiores clubes do país. Atuando como zagueiro e lateral-direito, o garoto impressiona pela maturidade técnica e liderança em campo, qualidades raras para sua idade.
Atualmente defendendo as cores do Centro Esportivo Wilson Goiano (CEWG), em Trindade (GO), Rafael tem chamado a atenção por sua leitura de jogo e capacidade de organização da defesa. Com 1,55m e 45kg, ele não se intimida e se impõe em campo, orientando os companheiros e mostrando uma visão de jogo diferenciada. O desempenho já rendeu frutos: o jovem marabaense foi aprovado para integrar a base do Bahia e recebeu convites para períodos de avaliação em gigantes como Fluminense, Fortaleza e São Paulo.
Antes de chegar a Goiás, Rafael Macias teve passagens importantes que contribuíram para sua formação, incluindo a base do Santos FC e o time de futsal do Gremetal, por onde Neymar também passou no início de sua trajetória. A experiência no futebol paulista rendeu ao garoto o vice-campeonato do Campeonato Paulista Sub-10 Série A1. A decisão de se mudar para o CEWG, segundo o pai, Ricardo Coelho, foi estratégica. “O CEWG, com a proposta pedagógica e a seriedade que vem sendo conduzido, nos passou a confiança de que seria o lugar ideal para o Rafael continuar evoluindo”, explica Ricardo, que acompanha de perto a carreira do filho, priorizando sempre a formação humana.
Leia mais:

Com os pés no chão, o jovem talento de Marabá sabe que a jornada é longa. “Meu sonho é chegar ao profissional e ser um atleta de alto nível, mas sei que tenho que treinar muito pra atingir esses objetivos”, afirma Rafael. Além da qualidade defensiva, ele tem se mostrado uma arma nas bolas paradas, com seis assistências e até um gol olímpico marcado em 2025.
Apoiado pela família, que preza pelo equilíbrio entre o desenvolvimento do talento e a formação do caráter, Rafael Macias Coelho segue sua trajetória, levando o nome de Marabá e do Pará para o cenário nacional do esporte, como um jovem líder nato e uma promessa a ser observada.