O pecuarista José Roberto Dantas, 25 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (24), em Xinguara, no sul do Pará. A Polícia Civil trata o caso como latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. Cinco suspeitos teriam participado do crime. Dois deles foram presos, um foi morto e os outros dois estariam escondidos em uma região de matagal.
Testemunhas relatam que a vítima estava com um amigo, em um bar da cidade. Ao saírem do local, por volta das 23h30, caminharam em direção à caminhonete e foram abordados por assaltantes, recebendo coronhadas na cabeça. Os envolvidos no crime também estavam no estabelecimento.
De acordo com informações policiais, os criminosos mandaram o amigo de José Roberto dirigir enquanto ele foi no banco de trás com um dos assaltantes. A aproximadamente 10 quilômetros da cidade, na Vila Xinguarinha, o condutor teria reagido ao assalto e esfaqueado o criminoso que estava no banco do passageiro, na altura do pescoço.
Leia mais:Neste momento, os assaltantes desferiram tiros nos dois amigos e José Roberto foi atingido por vários disparos, morrendo no local. O amigo, que tentou fugir, também foi alvejado com quatro tiros e está internado em estado grave.
A Polícia Militar foi acionada logo após a saída dos jovens do estabelecimento. A guarnição do município de Pau D’arco foi responsável por abordar dois suspeitos, na Rodovia BR 155, com características idênticas às informadas por testemunhas. Ambos estavam em uma motocicleta Honda 160, cor azul, placa QWA-7913, de Palmas (TO).
Eles foram questionados de onde estavam vindo e se contradisseram, respondendo coisas diferentes. A polícia também perguntou à dupla se teria algum envolvimento com o crime e ambos responderam que sim.
O homem que apresentava um ferimento no pescoço foi atendido no hospital municipal, para os primeiros socorros. A polícia continuou as buscas aos demais suspeitos e um acabou morto em confronto na manhã desta quarta. Continuam as buscas pelos outros dois homens. A Prefeitura de Xinguara emitiu nota de pesar sobre o falecimento de José Roberto.
José Roberto Dantas é pessoa bastante conhecida na região de Xinguara, causando forte comoção a morte dele. Dez anos atrás o pai dele, o também pecuarista Gilson Roberto Dantas, morreu em um acidente de helicóptero em São Felix do Xingu, numa região de mata.
(Theíza Cristhine)