Correio de Carajás

Xikrin desaparecido na Floresta do Itacaiunas tem problemas de saúde

O indígena Bep ngri kayapo, desaparecido há mais de uma semana, tem problemas de saúde, conforme apurado pelo Correio de Carajás nesta sexta-feira (6). Ele é da etnia Xikrin e desapareceu no último dia 27 de fevereiro na Floresta Nacional do Itacaiunas e não na Floresta Nacional de Carajás, como informado inicialmente. As duas áreas são limítrofes e ambas estão situadas na região sudeste do Pará.

Anualmente, os Xikrin montam acampamento em uma área de mata onde realizam coleta de castanhas durante aproximadamente três meses. Deste acampamento, o indígena teria saído afirmando que iria caçar, mas não retornou. Bep ngri kayapo o tem diabetes e outros distúrbios de saúde.

O Portal procurou a assessoria de comunicação da Fundação Nacional do Índio (Funai) que, em nota, informou que a Coordenação Regional Baixo Tocantins solicitou apoio de órgãos de segurança pública para realizarem buscas ao indígena e tem acompanhado os trabalhos da Guarda Florestal, Corpo de Bombeiros e Exército.

Leia mais:

A força tarefa inicial teria começado as buscas no dia 29, dois dias após o desaparecimento, mas apenas nesta quinta-feira (5) o Exército Brasileiro foi acionado para auxiliar, conforme divulgado nesta manhã pelo Correio de Carajás.

A situação foi trazida à público após divulgação do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, unidade sediada em Marabá, divulgar que um efetivo de 31 militares está realizando buscas incessantes ao homem. “A operação visa vasculhar a região da floresta em busca de vestígios que possam indicar a localização do desaparecido”, diz a nota.

Foi solicitado posicionamento também ao Corpo de Bombeiros que se comprometeu a retornar, mas não encaminhou informações até a publicação desta reportagem.  (Luciana Marschall e Zeus Bandeira)