Correio de Carajás

Wanderlei Barbosa e Irajá erram a quantidade de secretarias e servidoras no Tocantins

Durante o programa O Voto na Record 2022, que propôs um debate entre os candidatos ao governo do Tocantins, Wanderlei Barbosa e Irajá, que concorrem ao cargo, erraram ao quantificarem as secretarias existentes no governo. O primeiro citou 22 e o segundo 38, no entanto, a real quantidade é 18. Além disso, o candidato Irajá também errou em dizer que, dentre todas essas secretarias, havia apenas duas servidoras do sexo feminino, quando na verdade somente na Secretaria de Administração há mais de 200.

Conteúdo investigado: Falas dos candidatos a governador do estado do Tocantins, Irajá e Wanderlei Barbosa, no programa O Voto na Record 2022.

Onde foi publicado: Transmitido na televisão pelo canal Tv Jovem Record e publicado no Youtube e nas redes sociais Instagram e Facebook, da mesma estação

Leia mais:

Conclusão do Correio Apura: É falso que existam, atualmente, 22 secretarias no governo do estado do Tocantins, como afirma Wanderlei Barbosa, bem como é falsa a afirmação do candidato Irajá de que a quantidade seja 38.

O governo do Tocantins possui atualmente 18 secretarias. São elas:

Secretaria Executiva da Governadoria
Secretaria Extraordinária de Assuntos Institucionais e Representação em Brasília
Secretaria da Administração
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura
Secretaria da Cidadania e Justiça
Secretaria da Comunicação
Secretaria da Cultura e Turismo
Secretaria da Educação
Secretaria da Fazenda
Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços
Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação
Secretaria da Saúde
Secretaria da Segurança Pública
Secretaria de Parcerias e Investimento
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Secretaria de Planejamento e Orçamento
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Secretaria dos Esportes e Juventude

Também é falso que, dentre todas essas secretarias, só existem duas servidoras do sexo feminino, como afirmou Irajá durante um momento de fala no debate.

Somente na Secretaria de Administração há mais de 200 servidoras mulheres, contradizendo a fala do candidato.

Alcance da publicação:  No Youtube, a transmissão ao vivo teve 14.537 visualizações e 465 curtidas. No Facebook, a publicação teve 466 visualizações, 73 compartilhamentos e 53 comentários.

O que diz os autores da publicação: Até o momento da publicação não haviam respondido

Como verificamos: Acessamos o portal da transparência do governo do Tocantins e obtemos as listas dos órgãos autárquicos e de cada servidor presente nessas entidades políticas. Através da plataforma, foi possível verificar todas as secretarias existentes, assim como os funcionários de cada uma, suas funções, sexo e cargos.

Por que investigamos: O CorreioApura checa conteúdos suspeitos de desinformação no âmbito das Eleições Estaduais no Tocantins e no Maranhão e que têm viralizado nas redes sociais. Envie conteúdo suspeito para o nosso WhatsApp (94) 99212-4484