Sem escuta
A Escuta Social, que reuniria representantes de entidades para debater os problemas de Marabá, foi simplesmente cancelada, sem motivo algum. O evento aconteceria na sede da Câmara Municipal de Marabá (CMM). O documento do Ministério Público cancelando a “Escuta” diz apenas que isso ocorreu “por várias razões”, mas não explica nenhuma. A decisão tomada em cima da hora gerou insatisfação entre os membros dos diversos conselhos municipais que atuam em Marabá, que desde junho conseguiram audiência na Procuradoria Geral de Justiça para promover as Escuta Social. A ideia do evento é debater os principais problemas do município.
Cabide de emprego
Leia mais:Enquanto muitos professores aprovados no último concurso público municipal, em Marabá, a prefeitura continua mantendo dezenas de professores contratados por meio de PSS. Ou seja, transformando a Secretaria Municipal de Educação (Semed) num verdadeiro cabide de emprego. Os aprovados vêm exigindo a nomeação, mas até agora não obtiveram sucesso.
Lista de espera
Está tramitando na Câmara Municipal de Marabá um projeto de lei que dispõe sobre a publicação em site, da lista de espera de consultas comuns ou especializadas, exames, cirurgias e quaisquer outros procedimentos ou ações de saúde agendadas pelos cidadãos em Marabá. O projeto serve para garantir maior fiscalização dos órgãos de controle quanto ao cumprimento do princípio constitucional da eficiência.
No texto do projeto, prevê que ficam subordinadas ao regime da Lei todas as Unidades de Saúde sob Gestão Municipal.