Correio de Carajás

Voto não é cancelado quando o eleitor escolhe somente o presidente

É falsa mensagem compartilhada através do WhatsApp que diz que o voto é invalidado quando o eleitor vota só em presidente, e em branco (ou nulo) nos outros cargos. Se o eleitor desejar, é possível votar apenas para presidente, ou qualquer outro cargo. A urna eletrônica conta, individualmente, cada voto. Além disso, a escolha por votar em branco ou nulo em algum dos cargos não interfere na maneira que a votação é contabilizada pelo aparelho.

Vale ressaltar que caso o eleitor escolha votar branco ou nulo (digitar e confirmar um número que não corresponde a nenhum candidato), esses votos serão computados somente para fins de estatística, pois não são considerados válidos.

Conteúdo verificado: Circula no aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, um texto que fala que um homem, chamado João Neto, pediu que uma informação fosse repassada: “Se você votar só em Presidente, e votar em branco nas outras opções, o seu voto será considerado como parcial, e será anulado. Só irão computar votos válidos os que estiverem completos”. 

Leia mais:

A mensagem afirma ainda que a informação foi repassada durante um treinamento de mesários, quando o instrutor declarou que o voto parcial não será computado, dando a entender que o recurso tem como propósito prejudicar os votos para o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro.

Verificação: A equipe do Correio Apura procurou no Google a frase “votar só para presidente anula o voto”, nas respostas da pesquisa três resultados tiveram destaque. Uma publicação de 2018, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  faz um esclarecimento sobre a mensagem, e garante que ela é falsa. Em maio de 2022 o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá trouxe uma nova verificação sobre a mensagem, reiterando que seu conteúdo é falso. Dois meses depois, em julho, o TSE voltou a desmentir o texto.

VOTAR APENAS PARA PRESIDENTE NÃO INVALIDA O VOTO

Para o TRE-AP, em maio de 2022, o desembargador João Lages esclareceu que a urna eletrônica contabiliza de forma independente o voto digitado em cada cargo eletivo como determina a Lei das Eleições.

“É importante o eleitor ficar atento a esse tipo de desinformação, porque não passa de boato. Na verdade, se trata de uma fake news muito antiga, que não tem cabimento. Desde 2018, que essa notícia falsa está confundindo muita gente. Quero esclarecer que cada voto é um voto. O fato de uma pessoa votar nulo, para determinado cargo eletivo não interfere na escolha para outro cargo”, destacou. 

Por isso, a informação compartilhada através do WhatsApp é falsa. Se o eleitor desejar, é possível votar apenas para presidente, ou qualquer outra função. A urna eletrônica conta, individualmente, cada voto. Além disso, a escolha por votar em branco ou nulo em algum dos cargos não interfere na maneira que a votação é contabilizada pelo aparelho.

Vale ressaltar que caso o eleitor escolha votar branco ou nulo (digitar e confirmar um número que não corresponde a nenhum candidato), esses votos serão computados somente para fins de estatística, pois não são considerados válidos.

Por que verificamos: Investigamos conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais e que seu teor cause impacto nas eleições estaduais do Pará e do Tocantins. Peças de desinformação como esta atrapalham o processo eleitoral pois enganam a população, que deve fazer sua escolha a partir de dados verdadeiros e confiáveis. (Luciana Araújo)