O dia 2 de outubro foi marcado por filas e mais filas em praticamente todas as zonas eleitorais de Marabá, assim como no restante do país. Com um grande comparecimento dos eleitores as filas não cessaram e as reclamações eram intensas.
De acordo com Alessandro Santos, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), foram registras 24 ocorrências de urnas eletrônicas que foram notificadas e substituídas imediatamente. “Acionamos as equipes técnicas que estavam atuando em cada uma das zonas eleitorais do Estado. Fizemos as substituições devidas para que não prejudicasse o andamento da votação”.
Alessandro ressalta que a votação só será encerrada após todos os eleitores que estiverem nas filas votarem. “Eles irão receber uma senha, e só depois a votação vai ser encerrada. A urna grava uma via digital do resultado, que é o boletim de urna. São impressas vias desse relatório, uma via é afixada no local, outras vias são entregues a todos os ficais que estarão acompanhando e outras serão entregues para a junta eleitoral. Uma via digital é gravada e feita a transmissão desse resultado aos servidores do Tribunal Superior Eleitoral. E a sociedade pode acompanhar os resultados em tempo real pelos aplicativos do TSE”, explica.
Leia mais:(Ana Mangas)