Igrejas nos bairros Palmares Sul e Tropical, em Parauapebas, foram alvo de fiscalização da Vigilância Sanitária após denúncias de que consultas oftalmológicas ilegais estavam sendo realizadas em igrejas na região, conforme divulgou a Prefeitura Municipal nesta terça-feira (13). Equipamentos foram apreendidos pelo órgão.
O coordenador de Vigilância Sanitária Marco Aurélio informou via assessoria de comunicação que tratava-se de ações itinerantes realizadas por óticas de Parauapebas e de outras cidades, de forma totalmente irregular, em locais insalubres e em desacordo com as normas sanitárias.
Além disso, os exames eram realizados por pessoas sem qualquer habilidade técnica, caracterizando exercício ilegal da profissão. Outro problema verificado foi a prática conhecida como venda casada, na qual o consumidor era induzido a comprar as armações e lentes da ótica que estava oferecendo a consulta.
Leia mais:Ainda de acordo com o coordenador, constatou-se que os responsáveis pelas óticas praticavam preços exorbitantes e superiores à média dos praticados por lojas licenciadas no município. “Devemos ressaltar a importância de procurar sempre lojas com licença sanitária liberada e por profissionais devidamente habilitados”, afirmou, via assessoria de comunicação.
A diretora da vigilância em saúde Michele Ferreira acrescentou ter sido feita a autuação da ocorrência e encerradas as atividades. (Luciana Marschall – com informações de Ascom PMP)