Correio de Carajás

Vigilância de Canaã recomenda quarentena a quem chegar do Maranhão

O Departamento de Vigilância em Saúde de Canaã dos Carajás publicou na noite de segunda-feira (24) uma nota recomendando isolamento social de 14 dias às pessoas que estiveram no Estado do Maranhão com ou sem sintomas gripais.

Os técnicos do órgão também recomendam no documento que viagens ao estado vizinho sejam evitadas. A medida foi tomada depois que uma variante indiana da covid-19 foi detectada em tripulantes de um navio ancorado no litoral da cidade de São Luiz.

Na embarcação os ocupantes foram submetidos à coleta de sangue para o exame PCR e 15 testaram positivo para o novo coronavírus.

Leia mais:

O Instituto Evandro Chagas, em Belém, divulgou o sequenciamento genético dessas amostras na semana passada. O resultado foi preocupante e identificou que a variante da covid é a mesma que está circulando na Índia, no continente asiático.

Entre os pacientes infectados, seis eram assintomáticos. Segundo os pesquisadores, a nova cepa indiana tem um elevado grau de transmissibilidade e pode infectar pessoas com o mínimo contato.

No município paraense de Primavera, no nordeste do Estado, foram detectados dois casos suspeitos da nova variante vinda da Índia, ainda sem confirmação.

Com mais de 4 mil casos registrados pelo terceiro dia consecutivo, o segundo país mais populoso da Ásia com um número superior a 1 bilhão e 300 milhões de habitantes, ultrapassou a marca de 24 milhões de infecções por covid-19, segundo o governo local. (Nyelsen Martins)