Mais de 100 produtos com prazo de validade vencido, incluindo alimentos e cosméticos, foram apreendidos pela Vigilância Sanitária de Conceição do Araguaia (VISA) durante vistorias, no período de 8 a 12 deste mês, no comércio da cidade para a liberação do alvará de licença sanitária. Os produtos estavam expostos nas prateleiras ou armazenados em nos estoques. As apreensões foram confirmadas à Imprensa à ontem (15).
Segundo a Vigilância Sanitária, foram vistoriados 29 estabelecimentos, incluindo farmácias, supermercados, distribuidoras, hotéis, panificadoras, mercearias e similares. Em quatro deles foram apreendidos produtos com prazo de validade expirado, como biscoitos, refrigerantes, óleos, temperos, cremes para pele e cabelo, fraldas descartáveis e outros produtos vencidos que representam risco a saúde dos consumidores. Os fiscais sanitários informaram que alguns itens apreendidos estavam vencidos desde 2019.
Todos os produtos foram apreendidos pela fiscalização e os estabelecimentos notificados. A coordenadora da Vigilância, Gilena Oliveira, informou que os produtos apreendidos serão incinerados, conforme os protocolos da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Só este ano, a Vigilância Sanitária já realizou vistoria em 292 estabelecimentos em Conceição – a maioria deles atenderam todas as exigências sanitárias. (Delmiro Silva)
Leia mais: