Populares afirmam que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se negou a atender Kauan Araújo Cruz, de 20 anos de idade. O jovem sofreu um acidente por volta das 3 horas da madrugada desta segunda-feira (5), em frente à Câmara Municipal de Parauapebas. Ele não recebeu atendimento médico e morreu no local.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra que um grupo de pessoas foi responsável por fazer os primeiros socorros, além de realizar manobras de reanimação na vítima.
Leia mais:
Revoltado, o homem responsável por fazer as imagens é categórico ao dizer que acionou o Serviço de Urgência presencialmente, mas não obteve retorno. “Eu fui no Samu agora, com duas viaturas paradas lá, não quiseram atender o rapaz, só pode vir se tiver ligação. Estamos ligando há meia hora, ninguém está atendendo”, detalha ele.
Um segundo homem aparece no vídeo, e também afirma ter ligado para o Samu. “Falei com eles, todo mundo dormindo”, finalizou ao dizer que se tratava de negligência médica.
Em um dos trechos do vídeo, o mesmo homem que foi até a sede do Samu destaca que Kauan estava vivo quando ele chegou ao local do acidente, e que ao retornar, após solicitar atendimento médico, já encontrou a vítima em óbito. “De lá para cá não dá dois minutos, se tivessem vindo atender o rapaz provavelmente teria jeito ainda, mas infelizmente se negaram a atender”, desabafa.
O Correio de Carajás esteve na sede do Samu na tarde desta segunda-feira, no entanto, os servidores afirmaram que não poderiam conceder entrevistas.
Em nota, explicaram o ocorrido. Leia na íntegra:
“O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) informa que, às 00h32 do dia 05 de agosto de 2024, a Central de Regulação Regional de Urgências – CRRU de Carajás, recebeu uma ligação relatando um acidente envolvendo uma motocicleta.
O responsável pela ligação, no entanto, não se encontrava no local do acidente, o que impediu a obtenção das informações necessárias para o protocolo nacional de atendimento do SAMU. O mesmo foi orientado a ligar novamente quando estivesse no local do acidente.
Às 00h33, menos de um minuto após a primeira ligação, outro solicitante entrou em contato novamente informando que estava no local do acidente e que o paciente estava em óbito. Diante dessa informação, o atendimento foi direcionado à Polícia Militar para as providências cabíveis.”
Acidente
Kauan pilotava uma Honda Biz e teria perdido o controle da moto e batido em uma árvore.
A Polícia Militar esteve no local e recebeu a confirmação da morte pelo Corpo de Bombeiros. Em seguida, os militares isolaram a área e acionaram a Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
O corpo dele foi removido por uma equipe do Instituto Médico Legal (IML).
Kauan era universitário, morava na Palmares, zona rural de Parauapebas. Ele também era sobrinho do vereador Zé do Bode. Nas redes sociais, o político pediu orações à família para que Deus possa consolá-los pela perda irreparável. “Titio vai te amar para sempre meu sobrinho, que Deus te receba de braços abertos”. (Theíza Cristhine, com informações de Ronaldo Modesto)