Nos dias 4 e 5 de julho, a Vice-presidente e Corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, cumpriu com agenda de correição no município de São João do Araguaia.
O processo de correição é ordinário e consiste na análise e fiscalização dos serviços prestados pelos Cartórios Eleitorais. O objetivo é verificar a regularidade do uso do sistema e saber se tudo está funcionando de forma regular.
Na oportunidade, a Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, esteve no município de Marabá e concedeu entrevistas para Rádio FM 91, Rádio Club AM e Rádio Correio FM informando a população sobre sua agenda de correição no município de São João do Araguaia. As rádios possuem alcance expressivo na região sul do Pará.
Leia mais:Durante entrevistas falou sobre os serviços, de recadastramento biométrico, o novo sistema de cadastro da Justiça Eleitoral que visa dar mais segurança ao pleito. Pois cada eleitor possui características únicas na digital, isso evita a duplicidade de voto e possíveis tentativas de fraudes.
Para impulsionar o desenvolvimento da região a Desembargadora informou quem ainda não cadastrou a biometria, basta que o eleitor compareça ao Cartório Eleitoral levando um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte) e um comprovante de residência atualizado. Em caso de retirada de primeiro título, os homens devem levar o comprovante de alistamento militar.
Em 2017, o TRE do Pará realizou o rezoneamento, uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral que estabeleceu algumas adequações nas Zonas Eleitorais de todo o Brasil. Diante deste processo, os Cartórios de Marabá, (23ª ZE e 100ª ZE) abrangem também os municípios de Ipixuna do Pará e Bom Jesus do Tocantins. Todos também já estão em dia com o recadastramento biométrico. (Divulgação TRE)