Correio de Carajás

Viagem de brasileiro ao espaço é adiada por problema em foguete

Voo da companhia estava previsto para ser sexta-feira (20); uma nova data não foi informada. Brasileiro Victor Correa Hespanha mora em Belo Horizonte e foi escolhido para a viagem espacial.

A companhia Blue Origin anunciou nesta quarta-feira (18) que o lançamento do foguete previsto para sexta, nos Estados Unidos, precisou ser adiado. Entre os tripulantes está o brasileiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, que é de Minas Gerais e foi escolhido para a missão.

A empresa do magnata Jeff Bezos não anunciou uma nova data para a decolagem. Em post nas redes sociais, afirmou que o adiamento aconteceu após checagem no sistema do foguete New Shepard.

“Durante nossas verificações finais do veículo, observamos que um dos sistemas de backup do New Shepard não estava atendendo às nossas expectativas de desempenho. Com muita cautela, adiaremos o lançamento do #NS21 originalmente programado para sexta-feira. Fique ligado para mais atualizações”, escreveu a empresa em seu perfil, no Twitter.

Leia mais:

Tripulação da missão NS21 da Blue Origin, que inclui o brasileiro Victor Hespanha (de camiseta azul clara, ao centro) — Foto: Reprodução/Twitter
Tripulação da missão NS21 da Blue Origin, que inclui o brasileiro Victor Hespanha (de camiseta azul clara, ao centro) — Foto: Reprodução/Twitter

Nas redes sociais, o brasileiro comentou sobre o adiamento e enfatizou que está tranquilo.

“A gente teve a notícia que estão trabalhando em algumas redundâncias do foguete e infelizmente não será na sexta. Claro que estava com a expectativa altíssima, mas é de praxe das empresas. Outras missões foram adiadas por questões de segurança, vento e clima. Agora, estão tratando a redundância para ser o mais seguro possível”, afirmou.

“Esse tipo de viagem tem que ser 150% segura tecnicamente. Não pode ter um tipo de falha. A gente fica feliz e entendemos o cuidado de Deus para minha vida. A missão continua. Eles vão avisar quando será marcada”.

Victor também afirmou que ainda não sabe se vai voltar ao Brasil ou continuar nos Estados Unidos.

“Eles estão bem tranquilos e avisando como vai ser. A equipe é sensacional. Um dos astronautas veio falar que isso acontece e tranquilizar. E é isso aí. Vamos ter até mais tempo para contar mais coisas E agora vou fazer massagem para relaxar e esperar todas as notícias. Vamos entender toda a logística”, ressaltou.

Mensagem da Blue Origin sobre o adiamento da missão que vai levar brasileiro ao espaço — Foto: Reprodução/Twitter
Mensagem da Blue Origin sobre o adiamento da missão que vai levar brasileiro ao espaço — Foto: Reprodução/Twitter

Seleção

Victor é engenheiro de produção e foi escolhido para ser um dos seis tripulantes da missão NS-21 após comprar pela primeira vez um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA). O investimento foi de R$ 4 mil.

A CSA, que pagou pela passagem, é uma empresa que diz ter a missão de unir a tecnologia da indústria espacial com o mercado de criptomoedas. Em 25 de abril de 2022, ela colocou 5.555 NFTs à disposição do público e afirmou que um dos donos teria a chance de viajar ao espaço.

Cinco dias depois, em 30 de abril, foi feito um sorteio e o selecionado acabou sendo o brasileiro, que comprou o item para diversificar seus investimentos.

“É assustador, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”, disse ao g1 Minas Gerais após saber que havia sido escolhido.

 

Segundo brasileiro no espaço

 

Vila dos Astronautas usada por turistas espaciais da Blue Origin — Foto: Divulgação/Blue Origin
Vila dos Astronautas usada por turistas espaciais da Blue Origin — Foto: Divulgação/Blue Origin

O mineiro se tornará o primeiro turista espacial brasileiro e o segundo a viajar ao espaço, depois do então astronauta Marcos Pontes, em 2006.

Nas redes sociais, Victor prometeu que vai mostrar todos os passos até o dia da decolagem.

Passageiros da NS-21

 

Passageiros da próxima missão espacial da Blue Origin, de Jeff Bezos — Foto: Divulgação/Blue Origin
Passageiros da próxima missão espacial da Blue Origin, de Jeff Bezos — Foto: Divulgação/Blue Origin

Além do brasileiro, uma das passageiras é a mexicana Katya Echazarreta, que tem um canal no YouTube e apresenta séries de televisão que buscam oferecer inspiração para mulheres e outras minorias interessadas em ciências. Ela será a primeira mulher mexicana a ir ao espaço.

O engenheiro e investidor Evan Dick fará o trajeto pela segunda vez. Ele estava na missão NS-19, que também levou ao espaço Laura Shepard, filha do astronauta Alan Shepard, que é homenageado no nome do foguete.

A próxima viagem da Blue Origin também terá como passageiros Hamish Harding, presidente da empresa de jatos executivos Action Aviation; Jaison Robinson, fundador da empresa imobiliária JJM Investments; e Victor Vescovo, cofundador da empresa de investimentos Insight Equity.

Voos tripulados da Blue Origin

 

A empresa de turismo espacial do magnata Jeff Bezos realizou 20 viagens ao espaço, mas apenas quatro tiveram passageiros. Em julho de 2021, o empresário participou da primeira missão tripulada com outras três pessoas.

Em outubro do mesmo ano, foi a vez do ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série “Jornada nas estrelas” (“Star trek”) finalmente conhecer o espaço. Ele também viajou com mais três passageiros.

Em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, desta vez com seis pessoas. Entre elas, estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, que 60 anos antes se tornou o primeiro americano a ir ao espaço..

A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.

(Fonte:G1)